1ª Feira de Ciências “Por dentro das Ciências” e o concurso “Pequenos Inventores: Grandes Descobertas”

A exposição dos trabalhos para o público em geral, aconteceu  na IV Mostra Pedagógica da Secretaria Municipal de Educação de Hortolândia, na EMEF Janilde Flores Gaby do Valle.

EXPERIMENTOS 4as séries

Emef. Janilde Flores
Experimento: Polinização


Emef. Lílian Cristiane Martins de Araújo  
Experimento: Vulcão 
 
Emef.Tarsila do Amaral  
Experimento : Vulcão


Emef. Renato Costa Lima 
Experimento: Efeito Estufa


Emef. Helena Futava Takahashi  
Experimento : Extraindo o DNA do Morango
 


Emef. Jd. Nova Europa
Experimento: A Água no Corpo Humano 

EMEF.Salvador Zacharias Pereira Junior
Experimento: Água em ação

EMEF Prof. Patrícia Capelato Basso
Experimento: Circuito Elétrico

EMEF Fernanda Grazilelle
Experimento: Hora da Curiosidade Científica/Água e Interações Naturais

EMEF. Jd. Primavera

EMEF. Profº. CLáudio Roberto Marques
Experimento: Tecnologia Cidadã e Tecnologia Artesã
 

Emef. Jd. Santiago
Experimento: Iogurte 
Emef. Jd. Sumarezinho 
Experimento: Água, Essência da Vida
EMEF. Jd. Nova Hortolândia
Experimento: Foguete de Garrafa Pet
EMEF Prof. Marleciene Presta Bonfim
Experimento: Construção do Eletroimã
 

EXPERIMENTOS 4os anos
Emef. Janilde Flores
Experimento: Filtro de Água com Garrafa Pet

Emef. Villagio Ghiraldelli
Experimento: Osmose/Reação Química

Emef. Jd. Nova Europa
Experimento: Lixo transformado é ambiente respeitado

EMEF. Salvador Zacharias Pereira Júnior
Experimento: Fazendo é aprendendo


EMEF Prof. Patrícia Maria Capelato Basso
Experimento: Estetoscópio/Pulmão de Vidro

EXPERIMENTOS 3os anos
Emef. Lílian Cristiane Martins de Araújo
Experimento: Usina Hidrelétrica

Emef.Tarsila do Amaral
Experimento: Terrário

Emef. Renato Costa Lima
Experimento: Esquema da Fotossíntese
Emef. Jd. Nova Europa
Experimento: Estados Físicos da Água

EMEF. Jd Nova Hortolândia
Experimento: Tratamento de água

EMEF Fernanda Graziellle
Experimento: Pequenos Gourmet

EMEF ARMELINDA ESPÚRIO DA SILVA
Experimento: Terrário
EMEF Prof. Marleciene Priscila Presta Bonfim
Experimento: Estetoscópio
Emef. Profª Maria Célia Cabral do Amaral
Experimento: Terrário
Emef. Dona Ana José Bodini Januario
Experimento:Meio Ambiente Agindo e Interagindo - Brinquedos com Sucatas

EMEF Prof. Patrícia Maria Capelato Basso


EXPERIMENTOS 2ºs anos

Emef. Janilde Flores
Experimento : Terrário – Ciclo da Água

EMEF Prof. Patrícia M. Capelato Basso
Experimento: Lençol Freático



EMEF Prof. Marleciene Priscila Presta Bonfim
Experimento: Construção Microondas



EXPERIMENTOS 1ºs anos

EMEF Helena Futava Takahashi
Experimento: A borboleta e a lagarta

EMEF Patrícia Capelato Basso
Experimento: Roda D'água

EMEF Villaghio Ghiraldelli
Experimento: Alimentação Saudável: O prazer de viver com saúde

EMEF Salvador Zacharias Pereira Júnior
Experimento: Projeto Sementinha

EMEF Cláudio Roberto Marques
Experimento: Luxo do Lixo

EMEIEF Jd. Sta. Esmeralda
Experimento: Alimentos têm água/ Coma bem viva melhor


EMEF Jd. Primavera
Experimento: Filtro d'água
 

CIER - Centro Integrado de Educação e Reabilitação - Romildo Pardini

EMEF Armelinda Espúrio da Silva

EMEF Dona Ana José Bodini Januário

EMEF Fernanda Grazielle Resende Covre


Professora: Elaine Palermo Gonsalves
ATIVIDADE DESENVOLVIDA: Alimentação saudável

Objetivos: incentivar bons hábitos alimentares, aumentar a conscientização quanto à importância de uma boa alimentação para manter-se saudável, reconhecer os alimentos que fazem bem a nossa saudável identificar cores, formas e sabores diferenciados.


Metodologia: Conversa em roda sobre a alimentação preferida dos alunos e o porquê de se alimentar, desenho orientado sobre alimentos nutritivos e os que devemos comer com moderação,atividades de alfabetização com formação de palavras em dois modos: letras iniciais e totais e silabas,atividades matemática envolvendo sistema de numeração,agrupamento,relação biunívoca e situações problemas,oficinas de pintura com guache de desenhos em molde de frutas,jogo do cardápio,horta e pomar em grupos de 4 alunos no pátio(jogos de tabuleiro do PESC),atividades para casa:desenhar um prato saudável e trazer recortes de figuras que representem tal para confecção de painel,representação em gráfico:frutas preferidas da sala,atividade com a música:Rexeita da Xuxa (pseudo-leitura e listagem de alimentos que aparecem na letra),conto da história: Chapéuzinho vermelho e listagem dos alimentos da cesta e tividade sugeridas no livro PESC 1º ano (pags.32 á 46)

AVALIAÇÃO:
A avaliação ocorrerá de forma coletiva,através da participação em diversos momentos propostos relacionados nas diferentes linguagens Matemática,oral e escrita e artística,esperando que o estudo trouxesse mudanças de hábito significativa dentro do possível no dia a dia dos alunos.

EMEF Jd. Amanda I - CAIC

EMEF Jd. Boa Esperança

EMEF Jd. Nova Europa


Atividade Desenvolvida: Saúde/ Corpo Humano/ Somos Assim/ Os sentidos
Prof. Angelita Paulo Novais Sobrinho
3° ano


A atividade tem como objetivo conhecer e compreender a importância das funções de cada órgão do corpo humano, identificar como é formado o corpo humano e as mudanças que ocorrem durante o ciclo da vida.
Foi realizada a partir do levantamento prévio sobre os diferentes conteúdos, enfatizando a importância dos cuidados que devemos ter com o corpo e a saúde, utilizando mapas digitais, experimentos, jogos, musicas, vídeo e livro didático.

_________________________________________________________
Atividade Desenvolvida: Corpo Humano e Coração Humano
Prof. Valeria Aparecida Antunes Amici
4ª série


Utilizou-se para desenvolver essa atividade mapa digital, jogos, livro didático, coração (Experimento 57), bem como pesquisa sobre doenças cardíacas e os meios de prevenção que tinha como objetivo conhecer as partes do corpo humano e suas funções, reconhecer as principais estruturas do coração, identificar o caminho do sangue dentro do coração e perceber as diferenças entre a pequena e grande circulação.

___________________________________________________

Atividade Desenvolvida: Seres Vivos/Meio Ambiente/Animais
Prof. Karina Querioz Giora de Araújo
Jd I e II (sala multisseriada)

Essa atividade retomou o trabalho sobre seres vivos realizado no inicio do ano enfocando os conceitos de meio ambiente, ecossistemas, diferentes grupos e espécies de animais e a importância da preservação dos mesmos, também trabalhou-se a importância da água como fonte de vida e a necessidade de evitar o desperdício, bem como o cuidado do lixo, através da roda da conversa; vídeo Rei leão, mostrando as diferentes espécies de animais e habitats; mapas digitais sobre ecossistemas, anfíbios, aves, mamíferos, repteis, peixes, animais brasileiros ameaçados em extinção, fauna das regiões brasileiras, coleta seletiva com o objetivo de ilustrar os conteúdos; realizou-se o experimento da comparação da água no planeta utilizando garrafa pet, copo de 200 ml, copo de 50 ml e tampinha de garrafa, com o objetivo de conscientizá-los; jogos Pesc voltado aos animais, buscando a sistematização de forma lúdica.

EMEF Jd. Nova Hortolândia

Prof. Léia Maria Dos Santos  - 1o ano

Atividade desenvolvida: Alimentação Saudável
 Os alunos, nesta atividade, fizeram uma colagem de um cardápio saudável e manipularam o Jogo Cardápio da Hora.

PROF. APARECIDA GONÇALVES RODRIGUES (EJA – IV TERMO/7a série)
Atividade Esqueleto humano
Os alunos por meio desta atividade reconheceram as principais estruturas do esqueleto humano fazendo recortes e montando um mini-esqueleto de papel com auxílio de um atlas de anatomia.



Prof. Bruno Ricardo Marques Dutra – EJA 8a B
Atividade Desenvolvida: Água e micro-organismos
Esta atividade foi organizada em três momentos. O primeiro momento foi uma aula expositiva sobre tratamento de água e micro-organismos no qual foi utilizado o mapa digital XX (Tratamento de água. No segundo momento o professor apresentou a montagem de lâminas de microscópio com água contaminada para os alunos e apresentou uma aula teórica sobre elaboração de um relatório experimental. No terceiro momento os alunos montaram e observaram os micro-organismos presentes na água poluída, utilizando o kit de vídeo-microscopia e escreveram o relatório experimental.



Prof. Lessandra Santos de Castro – 1o ano A
Atividade desenvolvida: Ciclo da Água
Segundo a professora, no decorrer das aulas, foram surgindo diversos questionamentos por parte dos alunos, como:
“De onde vem a água que chega às nossas casas?”
“Por que chove?”
“Por que no Brasil não há ocorrência de neve?”
Analisando as hipóteses apresentadas pelos alunos, bem como as demais perguntas que foram surgindo ao longo do trabalho, realizou-se diversas atividades ligadas ao Ciclo da Água.
Na primeira aula foi iniciada a explicitação do conteúdo por meio de uma roda de conversa. Após a roda de conversa, desenvolveu-se uma ilustração coletiva procurando demostrar de forma suscinta as etapas do Ciclo da Água.
Na segunda aula, foi apresentado o Painel Luminoso – Ciclo da Água. Os alunos ficaram maravilhados com o material...a chuva caindo sobre a terra e a água subindo em forma de vapor. Foi possível perceber a compreensão das etapas do ciclo da água por parte dos alunos. Após a apresentação do material, foi solicitado aos alunos uma ilustração individual do ciclo da água. Foi possível notificar avanços da segunda ilustração com relação a primeira.
Na aula seguinte, foi apresentado aos alunos o mapa digital do ciclo da água. Durante a apresentação do mapa digital, os alunos fizeram diversas colocações sobre as etapas do ciclo da água, bem como a importância da água para todos os seres vivos.
Retornando à sala de aula, os alunos retomaram aspectos anteriormente abordados e produziram um texto coletivo procurando sistematizar “como ocorre o ciclo da água na natureza” e o caminho da água até chegar em nossas casas.
A medida que o texto era escrito na lousa, cada aluno procurou explicitar o que havia aprendido e assim o texto ficou maior que o esperado.
Por fim, o texto foi ilustrado coletivamente e exposto em sala de aula, para futura leitura e revisão do conteúdo.

Prof. Danielli Alessandra de Nicolai
Atividade Desenvolvida: Conhecendo a estrutura interna da Terra
Esta atividade, realizada com crianças de 4 série (5o ano), tinha o objetivo de: estudar as camadas internas da Terra e sua influência nos fenômenos naturais, além de identificar como ocorrem os desastres naturais, terremotos e atividades vulcânicas.
O início das atividades se deu através do livro PESC, estudou-se os itens: alterações ambientais causadas por fenômenos naturais e vulcão. Em seguida foi apresentado aos alunos o experimento 103 (zona de falhas e vales) e 144 (vulcão). Com o auxílio do experimento 103 foi possível explorar os aspectos físicos da crosta terrestre, o movimentos das placas tectônicas e suas consequências na formação fisionômica dos planetas, como a formação de cordilheiras, montanhas e vales. Já o experimento 144 proporcionou aos alunos a percepção dos movimentos das placas tectônicas e a erupção vulcânica.
Para concluir os alunos assistiram ao filme “Viagem ao centro da Terra”, onde os assuntos discutidos foram abordados de uma maneira interessante e muito clara, o filme também nos reportou a outros assuntos como a formação de pedras preciosas, tipos de solos e até mesmo o magnetismo.

Prof. Luciana Alves de Oliveira - 4a série
Atividade desenvolvida: Construção de um pulmão
Os objetivos desta atividade foi a construção de um modelo de pulmão e a identificação da mecânica dos movimentos respiratórios por meio de um experimento realizado em grupos.

Prof. Tânia Alves Dos Santos Silva – 1o ano
Atividade desenvolvida: Saúde e Higiene
Os alunos reconheceram a importância da higiene do nosso corpo e do ambiente. Dentre outras atividades os alunos fizeram uma roda de conversa, cruzadinha e trabalharam com o Jogo Saúde e Higiene.

Prof. Aline Bernardineli Olini
Atividade Desenvolvida: Dentes e Escovação
O objetivo desta atividade foi incentivar a escovação dentária, mostrando sua importância para a prevenção de cáries, bem como apresentar a arcada dentária e a função de cada um dos respectivos dentes.
O desenvolvimento destas atividades foi programada concomitantemente com o programa de saúde bucal da Secretaria de Saúde.

Prof. Angela Ap. Da Freiria Loger
Atividade Desenvolvida: Água Amiga
Os alunos do 3o ano confeccionaram cartazes e realizaram diálogos com base na leitura do livro do PESC, procurando desta forma ressaltar a importância da água para o ser humano.

Prof. Grasiela Ribeiro Cavalcante Abdo
Atividade desenvolvida: Projeto Água
Desenvolveu-se com alunos de 2o ano questões relativas à água no meio ambiente mostrando de forma independente atitudes e valores voltados a proteção e conservação. A atividade realizou-se por meio de conversas, histórias, pesquisas, discussões e experimentos e jogos do material PESC. Concluíu-se o trabalho com a montagem de um mural sobre o assunto em um local visível a toda comunidade escolar.

Prof. Carla Calili Camargo – 2o ano
Atividade desenvolvida: Exploração da Pirâmide Alimentar
Com o objetivo de conscientizar os alunos sobre a importância da alimentação saudável e a correta higienização dos alimentos para uma boa saúde, a professora realizou as seguintes atividades: organização da sala de aula em semi-círculo, roda de conversa sobre os alimentos mais consumidos pelos alunos, apresentação da pirâmide alimentar, esclarecimento dos alunos dos alimentos saudáveis e aqueles que precisam ser consumidos em menor quantidade.

Prof. Jadiael Freire de Melo Silva – 4o série
Atividade desenvolvida: A importância da água e sua utilização no dia a dia
A professora trabalhou com leitura, debate e atividades escritas e os seguintes experimentos: objetos que flutuam e não flutuam na água, tipos de solos – permeáveis e não permeáveis. Em seguida os alunos apresentaram o experimento para o restante da escola.

Prof. Silmair Aparecida Oliveira – 2o ano A
Atividade desenvolvida: Reprodução e Desenvolvimento Animal
Seguindo o objetivo de reconhecer as fases de desenvolvimento dos seres humanos e dos animais a professora realizou leitura de histórias, conversas com os alunos e os seguintes experimentos: quebra-cabeças fases do sapo (41) , fases da borboleta (42), fases da galinha (44) e fases da gravidez (43).

Prof. Cleonice Ferreira Sant' Ana – 4o ano B
Atividade desenvolvida: Alimentação Saudável
Os alunos assitiram o “Vídeo Culinária”, fizeram uma discussão sobre o vídeo e o valor nutricional dos alimentos, manipularam o jogo pirâmide dos alimentos, construíram um cartaz de pirâmide alimentar. Além disto, fizeram uma entrevista com a merendeira da unidade escolar.

EMEF Jd. Primavera





Atividade desenvolvida: Estações do ano
Professora: Maria Patrícia Rocha da Silva
Público Alvo: alunos do 1º ano

Resumo: A atividade desenvolvida teve por objetivo levar o aluno a compreender as mudanças climáticas no decorrer do ano.

_____________________________________________________________

Atividade desenvolvida: O corpo humano
Professora: Ângela Silva Queiroz Ferreira
Público Alvo: alunos do 2º ano

Resumo: A atividade desenvolvida teve por objetivo conscientizar os alunos sobre como é o nosso corpo por dentro e por fora, com seus órgãos e sistemas.


_____________________________________________________________

Atividade desenvolvida: Corpo humano – somos assim
Professora: Marlene Pereira Fagundes dos Santos
Público Alvo: alunos do 3º ano

Resumo: A atividade desenvolvida teve por objetivo permitir ao aluno construir a noção do corpo humano como um todo, percebendo que cada sistema realiza um conjunto de funções específicas.
_______________________________________________________________________

Atividade desenvolvida: Leitura, registros e confecção de cartazes
Professora: Marli da Costa Paiva
Público Alvo: alunos do 4º ano

Resumo: A atividade desenvolvida teve por objetivo promover o aprendizado efetivo dos alunos sobre as partes das plantas, suas funções e importância em nossa vida.

_____________________________________________________________

Atividade desenvolvida: O ciclo da água
Professora: Elisama Maria dos Santos Martins
Público Alvo: alunos do 4º ano

Resumo: A atividade desenvolvida teve por objetivo levar o aluno a compreender que a água é um recurso renovável, porém a ação devastadora do homem pode prejudicar essa renovação. 

_____________________________________________________________

Atividade desenvolvida: Seres vivos - reprodução
Professora: Alexandra Harumi Takahachi 
Público Alvo: alunos do 4º ano

Resumo: A atividade desenvolvida teve por objetivo levar o aluno a compreender o processo de desenvolvimento da reprodução em diferentes formas.

EMEF Jd. Santiago

EMEF Jd. Sumarezinho

EMEF Cláudio Roberto Marques

Prof. Joaninha
 

EMEF Patrícia Maria Capelatto Basso

EMEF Profª Helena Futava Takahashi

Atividade desenvolvida: Contorno do corpo humano

Professores: Ana Paula T.C. da Silva/ Ronaldo Alexandrino/ Renata de S. Soares
Público Alvo: alunos do 5º ano

A atividade desenvolvida teve por objetivo conscientizar o aluno acerca do próprio e compreender a localização dos órgãos e os seus sistemas.

_____________________________________________________________

Atividade desenvolvida: A borboleta e a lagarta

Professora: Ana Lúcia Ferreira de Camargo
Público Alvo: alunos do 1º ano

Resumo: A atividade desenvolvida teve por objetivo estudar a metamorfose da lagarta e compreender a relação desta com a borboleta ou mariposa e o meio ambiente.

EMEF Profª Janilde Flores Gaby do Vale

Atividade desenvolvida: Experimento e apresentações de vídeo 
Professora: Rosi Pereira Ramos Gonçalves
Público Alvo: alunos do 2º ano

Resumo: A atividade desenvolvida teve por objetivo levar o aluno a refletir sobre a importância de se economizar a que pode se tornar um bem finito

_____________________________________________________________

Atividade desenvolvida: Projeto água  e seres vivos
Professora: Enilda Nedina Rocha
Público Alvo: alunos do 3º ano

Resumo: A atividade desenvolvida teve por objetivo levar o aluno a reconhecer a importância dos recursos naturais: água, ar, solo, através de pesquisas e experimentos; compreender através de situações práticas o processo de tratamento da água e as formas que o homem encontrou para obter esse recurso.

_____________________________________________________________

Atividade desenvolvida: As plantas ( A importância dos seres vivos )
Professora: Fabiane Barbosa Fontes
Público Alvo: alunos do 2º ano

Resumo: A atividade desenvolvida teve por objetivo proporcionar a construção de conhecimento sobre a flora e fertilidade através da pesquisa lúdica

EMEF Profª Lílian Cristiane Martins de Araújo

EMEF Profª Maria Célia Cabral do Amaral

EMEF Profª Marleciene Priscila Presta Bonfim

EMEF Renato Costa Lima

EMEF Villagio Ghiraldelli


Prof. Ana Elisabete - 1º ano C (2010)
Atividade: Alimentação Saudável: O prazer de viver com saúde

O trabalho foi desenvolvido a partir das discussões com os alunos sobre os conteúdos relacionados com os eixos temático que foram: meio ambiente, lazer, economia, alimentação saudável, consumismo, doenças transmissíveis, higiene física e mental, arte e cultura, esporte e cidadania, tendo como objetivos discutir com as crianças  que os temas propostos estão interrelacionados e fazem parte do nosso cotidiano, não podendo ser dissociado da existência humana.







Atividade Desenvolvida: Água (2010)
Prof. Isabel C. de Mora Dias Oliveira
3° ano A

As atividades sobre o tema iniciaram com o Ciclo da Água, com o experimento 102, e explicação de como ocorre o ciclo da água e sua importância. Também utilizou-se do experimento 40 que se refere ao tratamento da água e discutiu-se sobre a importância da água. E para encerrar os alunos observaram o Mapa Digital (experimento 55) referente ao tema.

_____________________________________________________________
Atividade Desenvolvida: “Saúde e corpo humano / Somos assim”
Prof. Carla Cristina Silva
3° ano B

A atividade teve como objetivo fazer com que os alunos reconheçam a si mesmo como indivíduo único, suas fases do crescimento e desenvolvimento humano. Identificar órgãos do sentido e compreender os sistemas do corpo humano. Os objetivos foram alcançados através de roda da conversa, lista de partes do corpo, música da Xuxa (Cabeça, Ombro, Joelho e Pé) e livro e recursos PESC como lousa digital, experimento 55, etc.
______________________________________________________





Atividade Desenvolvida: “Projeto Meio Ambiente”
Prof. Vanusa Cristina da Silva Faria
4° Ano B

A atividade tem como objetivo compreender a importância da preservação do meio ambiente para a sobrevivência dos seres vivos.
Utilizaram-se mapas digitais “Coleta Seletiva” e “Ecossistemas”, jogos da memória animais em extinção, jogo trilha ecológica e animais e suas casas, além do desenvolvimento de pesquisas de animais em extinção, forma de energia renováveis, confecção de cartazes de conscientização, maquetes, bem como campanhas para manter a escola limpa que se tornou uma atividade permanente da classe.

EMEF Salvador Zacharias Pereira Junior

EMEF Tarsila do Amaral

fdsjfksdkjrioefnkcdls

EMEF Jd. Amanda I - CAIC

EMEF Jd. Nova Hortolândia