1ª Feira de Ciências “Por dentro das Ciências” e o concurso “Pequenos Inventores: Grandes Descobertas”

A exposição dos trabalhos para o público em geral, aconteceu  na IV Mostra Pedagógica da Secretaria Municipal de Educação de Hortolândia, na EMEF Janilde Flores Gaby do Valle.



EXPERIMENTOS 4as séries

Emef. Janilde Flores
Experimento: Polinização


Emef. Lílian Cristiane Martins de Araújo  
Experimento: Vulcão 
 
Emef.Tarsila do Amaral  
Experimento : Vulcão


Emef. Renato Costa Lima 
Experimento: Efeito Estufa


Emef. Helena Futava Takahashi  
Experimento : Extraindo o DNA do Morango
 

Emef. Jd. Nova Europa
Experimento: A Água no Corpo Humano 

EMEF.Salvador Zacharias Pereira Junior
Experimento: Água em ação

EMEF Prof. Patrícia Capelato Basso
Experimento: Circuito Elétrico

EMEF Fernanda Grazilelle
Experimento: Hora da Curiosidade Científica/Água e Interações Naturais

EMEF. Jd. Primavera

EMEF. Profº. CLáudio Roberto Marques
Experimento: Tecnologia Cidadã e Tecnologia Artesã
 

Emef. Jd. Santiago
Experimento: Iogurte 
Emef. Jd. Sumarezinho 
Experimento: Água, Essência da Vida
EMEF. Jd. Nova Hortolândia
Experimento: Foguete de Garrafa Pet
EMEF Prof. Marleciene Presta Bonfim
Experimento: Construção do Eletroimã
 

EXPERIMENTOS 4os anos
Emef. Janilde Flores
Experimento: Filtro de Água com Garrafa Pet

Emef. Villagio Ghiraldelli
Experimento: Osmose/Reação Química

Emef. Jd. Nova Europa
Experimento: Lixo transformado é ambiente respeitado

EMEF. Salvador Zacharias Pereira Júnior
Experimento: Fazendo é aprendendo


EMEF Prof. Patrícia Maria Capelato Basso
Experimento: Estetoscópio/Pulmão de Vidro

EXPERIMENTOS 3os anos
Emef. Lílian Cristiane Martins de Araújo
Experimento: Usina Hidrelétrica

Emef.Tarsila do Amaral
Experimento: Terrário

Emef. Renato Costa Lima
Experimento: Esquema da Fotossíntese
Emef. Jd. Nova Europa
Experimento: Estados Físicos da Água

EMEF. Jd Nova Hortolândia
Experimento: Tratamento de água

EMEF Fernanda Graziellle
Experimento: Pequenos Gourmet

EMEF ARMELINDA ESPÚRIO DA SILVA
Experimento: Terrário
EMEF Prof. Marleciene Priscila Presta Bonfim
Experimento: Estetoscópio
Emef. Profª Maria Célia Cabral do Amaral
Experimento: Terrário
Emef. Dona Ana José Bodini Januario
Experimento:Meio Ambiente Agindo e Interagindo - Brinquedos com Sucatas


EXPERIMENTOS 2ºs anos

Emef. Janilde Flores
Experimento : Terrário – Ciclo da Água

EMEF Prof. Patrícia M. Capelato Basso
Experimento: Lençol Freático



EMEF Prof. Marleciene Priscila Presta Bonfim
Experimento: Construção Microondas


EXPERIMENTOS 1ºs anos

EMEF Helena Futava Takahashi
Experimento: A borboleta e a lagarta

EMEF Patrícia Capelato Basso
Experimento: Roda D'água

EMEF Villaghio Ghiraldelli
Experimento: Alimentação Saudável: O prazer de viver com saúde

EMEF Salvador Zacharias Pereira Júnior
Experimento: Projeto Sementinha

EMEF Cláudio Roberto Marques
Experimento: Luxo do Lixo

EMEIEF Jd. Sta. Esmeralda
Experimento: Alimentos têm água/ Coma bem viva melhor


EMEF Jd. Primavera
Experimento: Filtro d'água
 

EMEIEF Jd. São Pedro
Experimento: A importância da Água


EMEIEF Jd. Adelaide


Professora: Sandra Maria Leanza
Atividade: Corpo Humano

Objetivo: Identificar as partes do corpo conhecendo-o assim como um todo e segmentadamente.Incentivar o uso da ferramenta mais poderosa,que é o corpo e propor ações que possibilitam sensações e desafios motores.
Selecionar atividades espontâneas que utilizem os sentidos e a motrocidade bem como a convivência grupal.
Metodologia: propor ações físicas que possibilitam sensações espontâneas e desafio motores, deixar implícito que a criança terá sempre uma conduta a desenvolver elementos do meio a assimilar. Correlacionar as atividades, não perdendo de vista o ser biológico, sócio-cultural e psicológica da criança. Explorar globalmente todos os aspectos do desenvolvimento possível,descobrindo relções entre os elementos.

CCE Zilda Arns


Atividade desenvolvida: Saúde e corpo humano/ Somos assim/ Os sentidos.
Prof: Sandra Aparecida de Siqueira


A proposta do centro de convivência educacional  é atender às necessidades dos alunos matriculados em escolas municipais de Hortolândia/SP. Visa à melhoria do seu desempenho escolar e à ampliação do seu universo de experiências artísticas, culturais e esportivas, minimizando a exposição das crianças às situações de risco social, otimizando o seu tempo ocioso, contribuindo para a melhoria de sua auto-estima e valorizando o desenvolvimento de capacidades e saberes.
O Centro de Convivência Educacional Dra. Zilda Arns Neumann tem pó r base visão integradora das experiências vividas pelas crianças, nas quais se incluem os aspectos culturais e históricos relacionados à educação da infância e ao conhecimento, assim como, os domínios cognitivos, afetivos, sociais e físicos, promovendo o desenvolvimento integral das crianças matriculadas na primeira etapa do ensino fundamental da rede municipal de ensino, complementando a ação da família, da comunidade e da escola em atividades em contraturno.
A ampliação desses tempos escolares será utilizada para a multiplicidade de conhecimentos necessários à formação exigida pelo mundo contemporâneo. São nove projetos: brinquedoteca; brincadeiras folclóricas; teatro; musicalização; informática; xadrez; formação pessoal e social; estudo monitorado e atividades esportivas.
            A formação possibilitou a nós, que não temos contato direto com os materiais do PESC conhecer o que é usado, como e porque.
            Através da proposta apresentada foi possível observar que as crianças aprendem com o material do PESC e o trabalho feito na escola, assim como conseguem trazer estes conhecimentos para outros ambientes, aprofundá-los, como também, sociabilizá-los.
            Os alunos demonstraram interesse e relataram que trabalham com este tipo de conteúdo semanalmente. Podemos, diante disto, pensar em conteúdos que ampliem e explorem o que os alunos já apreenderam.    


  

EMEIEF Jd. Nova Hortolândia

EMEIEF Jd. Orestes Ôngaro

ATIVIDADE DESENVOLVIDA: As quatro estações (Quebra cabeça)
Prof: Camila Garcia Magalhães
Público Alvo: 1º ano (crianças de 5 e 6 anos)

A atividade inicio-se com conversa na roda sobre o jogo, demonstrar o jogo na prática. Em seguida distribuir um quebra cabeça em cada grupo. Conforme forem montando poderão trocar de mesa e montar outro quebra cabeça (outra estação) e assim sucessivamente. Realizamos esse jogo durante uma semana nos cantinhos de jogos.

EMEIEF Jd. Novo Ângulo

Atividade: Água, alimentos e percepção
Professora: Lurdes Rodrigues da Silva

Objetivo: Descobertas sensoriais na exploração das características visuais, gustativas e olfativas da água com alguns alimentos;
Aprender a abstrair, associando a água – a torneira, à chuva, granizo, neve, nuvem, neblina e ao gelo;
Comparar mistura: chá, suco, tinta e massinha.
Conteúdos: água, estados físicos da água, ciclo da água e aterro sanitário.
Metodologia: A conversa foi iniciada na roda, onde cada um relatou o que sabia sobre a água, fizemos um relato coletivo sobre os conhecimentos prévios a respeito da água. Os estados físicos da água são: liquido, solido e gasoso.
As crianças demonstraram interesse, fizemos as experiências para ilustrar e tornar concreto esses conhecimentos sobre a água.
As crianças ficaram em volta da mesa para visualizarem melhor o processo de mistura dos elementos: água, açúcar e chá, em seguida levaram para ferver e obter o chá mate, as crianças colocaram as mãozinhas em cima da jarra para poderem sentir o vapor d’água, após a fervura, para em seguida degustar o chá feito por eles.
Na realização do chup chup,também nos reunimos ao redor da mesa e visualizamos passo a passo a mistura dos elementos:água,açúcar,quisuco.As crianças misturaram o açúcar na água e em seguida acrescentaram o quisuco ,mexeram e depois colocaram nos saquinhos e colocamos para gelar,para degustar no dia seguinte,concretizamos dessa forma a mudança da água do estado liquido para o sólido.
As crianças adoraram realizar as experiências com água.
No final das experiências retornamos a conversa e pudemos complementar os nossos conhecimentos prévios sobre a água.
Apesar de não utilizar nenhum material pedagógico especifico do PESC, utilizei sugestões das palestras.
O uso da tecnologia se deu na utilização de vídeos retirados do YOUTUBE, máquina fotográfica, livros paradidáticos e didáticos.

Avaliação: Se dará através da observação de atitudes, falas sobre as experiências e desenhos.
Verificar especialmente se compreenderam que mudança de estado podem ocorrer em vários sentidos,por exemplo: do sólido para o liquido e vice-versa.


Atividade: Água é vida
Professora: Evelyn Maria de Moraes

Objetivo: “AGUA É VIDA”, todos os seres vivos necessitam de água para sobreviver. Conscientizar as crianças da importância de valorizar,preservar,economizar e recuperar a água.
Metodologia: Foi lido em sala de aula no momento da roda o livro Primeiras descobertas “ÁGUA” Editora Caramelo, após a leitura conversamos sobre o livro e a maioria falou que à hora do banho é a mais prazerosa, pois, além de ficarem limpinhos, se divertem com a espuma que o sabonete faz. Decidimos que a primeira atividade seria o desenho deles tomando banho. Entreguei uma gota de água feita em cartolina para cada um desenhar.
2º dia: Foi lido na roda o livro “OS PEIXINHOS AVENTUREIROS”, logo após a leitura, foi feita uma investigação sobre o tema, abordando assuntos como: poluição, desperdício, economia, etc...logo após as crianças desenharam seres vivos que necessitam de água para viver e para que usamos a água.Formamos frases para confecção de um cartaz com os desenhos.
- Água é o bem mais precioso que temos na terra;
- Animais, plantas precisam de água para viver
- 97% da água da terra é salgada e 3% é água doce;
- Água para molhar;
- Água para beber;
- Água para lavar;
- Água para cozinhar;
- O Sol retira a água do solo e faz com que ela se misture ao ar. Assim formam as nuvens;
- A água da chuva termina nas torneiras. Ela é a água que bebemos;
- As vezes,quando chove e o sol também brilha,forma o arco-íris no céu porque os raios encontram as gotas de chuva.
3º dia: Fizemos a experiência da flor.
4º dia: Passamos vários vídeos sobre água. A gotinha Borralheiras, Rock rol l, Pardo sim, sujo não, música chitãozinho e xororó,Planeta água,Turma da Mônica,Água Cristalina com o ciclo da água.
Trouxe para sala um copo com água natural, um copo com água fervendo, e uma pedra de gelo. As crianças observaram a fumaça que saiu do copo com água fervendo, tampei o copo com uma folha de papel por um tempo e mostrei como ajuntou água na folha.As crianças perceberam que a fumaça são gotinhas de água que subiu como num dia quente de sol,onde as gotinhas sobem formando as nuvens.
Neste dia também fizemos chup chup, colocamos no freezer e no fim do dia nos divertimos chupando o geladinho.

5º Dia: Para encerrar mostrei o livrinho “CHUÁ... CHUÁ... TCHIBUM!”. Que mostra o mar, rios, represas, reservatórios, cisternas com desenhos fáceis da criança entender como a água na sua casa e como vai para o esgoto e chega nas estações de tratamento.

AVALIAÇÃO:
O processo avaliativo na educação infantil é de observação constante do momento em que as crianças falam,desenham,opinam ou argumentam, mas espera-se que o aluno perceba importância de preservar,economizar recuperar a água poluída pelos seres humanos,mostrando a seus pais atitudes corretas que devemos ter para preservação ambiental do nosso planeta.


Atividade: Animais
Professora: Priscilla Milvia Benassi Cirino

Objetivo: Conduzir o aluno a perceber seu cotidiano, valorizando o meio em que vive e os dos demais animais da fauna brasileira.
Metodologia: Com o tabuleiro do PESC , Animais e suas casas, vamos nomear cada ambiente,dizendo: “você já viu? Onde?como era?”e cada relato das crianças vamos mostrar sua importância no eco-sistema brasileiro.

AVALIAÇÃO: Será dado a cada criança um animal,onde eles (todos os alunos) dirão o nome do animal e a criança que o recebeu colocará no tabuleiro.



Atividade: Meio Ambiente
Professora: Anete Tatiana de Souza Maion

Atividades desenvolvidas
Jogo de tabuleiro (PESC) COLETIVO “Trilha ecológica”,reprodução do jogo em tamanho gigante para melhor aproveitamento do conteúdo,coleta seletiva de materiais recicláveis reaproveitamento dos materiais confeccionando brinquedos,produção de informativo para conscientização da comunidade,pesquisas,leituras e histórias e poesias,vídeos,músicas sobre o tema,atividades de recorte,colagem desenho,pintura , modelagem e experiências práticas com água.



Objetivos: Desenvolver a consciência crítica em relação à natureza,aguçar a questão da preservação, intimamente ligada à continuação da ida, bem como desenvolver atitudes que promovam o respeito, o cuidado e a preservação do meio ambiente.
- Estimular o cuidado com a natureza;
- Conscientizar - se quanto a importância de se preservar o meio ambiente em que se vive e os recursos da natureza, viabilizando uma prática de vida cotidiana mais saudável;
- Ter contato com materiais de origem mais reciclável despertando a criatividade e o reaproveitamento do mesmo;
- Valorização de atitudes de manifestação e preservação dos espaços coletivos e do meio ambiente;
- Identificar a importância da água para os seres vivos e adquirir atitudes de economia dos recursos naturais;
-Preocupar-se com o lixo e com o esgoto,evitando poluir,degradar,desmatar,e agredir.
Metodologia: O projeto será iniciado a partir de perguntas instigantes a respeito do tema na roda da conversa, fazendo com que as crianças pensem e reflitam sobre o assunto, valorizando e aproveitando os conhecimentos prévios de cada um.
Em seguida serão utilizadas diferentes estratégias de busca de informações,como o acesso a livros, revistas, jornais, informativos, vídeos e experiência s diretas sobre o assunto.
Todo o processo será registrado no Livro da Vida pela professora,onde as crianças poderão colocar suas hipóteses e conhecimentos em construção sobre o projeto.
Será desenvolvido oficina de construção de objetivos e brinquedos com materiais recicláveis, a construção de um terrário, registro de todo o conhecimento adquirido através de desenhos e pinturas e para a finalização do projeto, construção e um informativo sobre a preservação do meio ambiente e exposição de trabalhos sobre o projeto.

AVALIAÇÃO:
O projeto será avaliado através do envolvimento e participação das crianças bem como através das atitudes e falas que demonstrem os conhecimento adquirido através de desenhos e pinturas e para a finalização do projeto,e construção de um informativo sobre a preservação do meio ambiente e exposição de trabalhos sobre o projeto.
Ao final,a expectativa é a e que o projeto tenha contribuído para a promoção de atitudes para a melhoria das relações com a natureza e para a formação individual e integral de cada criança como ser que faz parte da natureza que também é responsável por sua preservação.


EMEI Jd. Nossa Senhora de Fátima

Atividade Desenvolvida: Ciências “Os órgãos dos sentidos”

Prof. Elisandra Margarete Gomes da Silva
Jd. II

A atividade foi desenvolvida a partir de experiências, manuseio da escultura da boca, contato com a caixa tátil na experiência do tato, explicação oral, desenhos na lousa, confecção de cartaz e lista de palavras sobre os órgãos dos sentidos. O objetivo era de propiciar melhor compreensão da função dos órgãos dos sentidos e estimular a percepção.

EMEIEF Jd. Santa Esmeralda


Atividade Desenvolvida: Sistema Solar
Diretora: Azenate Dutra


Em reunião de HTPC conversei com as professoras dos 1ºs anos A e B e conforme planejamento procuramos informações sobre o Sistema Solar, já que o conteúdo seria este, a professora Solange queria fazer um Sistema Solar com as crianças, para isso solicitou bolinhas de isopor, pensamos que as crianças poderiam passar cola e colar brilho. A professora ainda acrescentou que queria fazer o sistema solar, utilizando alguns materiais recicláveis, então pensamos num círculo grande com cortes (as órbitas) vasados onde os planetas seriam assim representados. Consultei no Google as cores e os nomes dos planetas para serem trabalhados em sala.
A professora planejou assim fazer uma roda de conversa com as crianças, de início conversando sobre o assunto, sondando o que eles pensavam e sabiam sobre o assunto. Separamos os experimentos do PESC para serem mostrados e manuseados na roda.
No outro dia na roda foi um show, as crianças mostraram muito interesse na conversa, participaram ativamente. Um aluno perguntou se havia pessoas em outro planeta. Gostaram muito dos experimentos do PESC, contaram os planetas, trabalhamos as cores e os tamanhos e eles ficaram sempre atentos e vislumbrados com as informações, acharam o sol muito grande e acharam legal a terra ser chamada planeta azul. Os experimentos fizeram bastante sucesso na sala, as crianças puderam visualizar o que foi bem interessante. A aula foi ótima, algumas crianças depois selecionaram as bolinhas, os tamanhos, passaram cola e colaram brilho, nomeando os planetas, enquanto outras crianças fizeram à mesma atividade, porém utilizando-se da pintura dos planetas em papel, outras ainda escreveram os nomes dos planetas, enquanto circulávamos pelos grupos fazendo algumas intervenções. Eles adoraram. Eles ainda puderam visualizar fotos/ figuras do sistema solar. A professora ainda continuará trabalhando o conteúdo e os experimentos do PESC em outras aulas.
O Sistema Solar ainda será confeccionado, a professora recortou o círculo e desenhou as órbitas, falta recortar; assim as crianças poderão montar o sistema, colocando os planetas nos devidos lugares.

EMEIEF Jd. São Pedro

ATIVIDADE DESENVOLVIDA: Ciências e tecnologia
Profa Fátima Aparecida da Silva
1° ano



Essa atividade tem como objetivo entender que o ser humano á agente de transformações do mundo em que vivemos. Por meio do livro PESC pág 102 à 106, recorte e colagem de figuras, pintura com tinta guache, atividades com barbantes
Ao final das atividades propostas, os alunos entenderam a tecnologia e o avanço do telefone desde sua origem até os dias atuais e suas utilizações.