Rio+20: O que é?

A Conferência das Nações Unidas sobre Desenvolvimento Sustentável, a Rio+20, está sendo realizada de 13 a 22 de junho de 2012, na cidade do Rio de Janeiro. A Rio+20 é assim conhecida porque marca os vinte anos de realização da Conferência das Nações Unidas sobre Meio Ambiente e Desenvolvimento (Rio-92) e deve contribuir para definir a agenda do desenvolvimento sustentável para as próximas décadas.
Para mais informações, acesse o site:
http://www.rio20.gov.br/sobre_a_rio_mais_20


"O Futuro que Queremos"
 “Se você pudesse construir o futuro, o que você gostaria de fazer?”. Esta é a pergunta fundamental que as Nações Unidas fazem à sociedade civil na campanha “O Futuro que Queremos”, lançada em 28 de novembro de 2011 no Palácio Itamaraty, no Rio de Janeiro. Como parte dos preparativos para a Conferência Rio+20

O que você sonha para você, sua família e sua comunidade? O que a vida seria se você pudesse moldá-la? Todos nós temos sonhos e aspirações, e ideias de como fazer um mundo melhor. Nós acreditamos que existe um enorme poder ao dividirmos essas ideias. O Futuro que Queremos é um diálogo global para construir o futuro através de uma visão positiva do amanhã.

    Cúpula dos Povos: O que é?

    Cúpula dos Povos na Rio+20 por Justiça Social e Ambiental é um evento organizado pela sociedade civil global que acontece entre os dias 15 e 23 de junho no Aterro do Flamengo, no Rio de Janeiro – paralelamente à Conferência das Nações Unidas sobre Desenvolvimento Sustentável (UNCSD), a Rio+20.
    Por quê?Rio+20 oficial marca os vinte anos da Conferência das Nações Unidas sobre Meio Ambiente e Desenvolvimento (Rio 92 ou Eco 92). Nestas duas décadas, a falta de ações para superar a injustiça social ambiental tem frustrado expectativas e desacreditado a ONU. A pauta prevista para a Rio+20 oficial – a chamada “economia verde” e a institucionalidade global – é considerada por nós como insatisfatória para lidar com a crise do planeta, causada pelos modelos de produção e consumo capitalistas.
    Queremos, assim, transformar o momento da Rio+20 numa oportunidade para tratar dos graves problemas enfrentados pela humanidade e demonstrar a força política dos povos organizados. “VENHA REIVENTAR O MUNDO” é o nosso chamado e o nosso convite à participação para as organizações e movimentos sociais do Brasil e do mundo. A convocatória global para a Cúpula foi realizada durante o Fórum Social Temático (www.fstematico2012.org.br), em 28 de janeiro, em Porto Alegre (RS). O Fórum deste ano é, aliás, preparatório para a Cúpula.
    Saiba mais:
    http://cupuladospovos.org.br/o-que-e/

    Segundo dia de Formação: Biodiesel/Sequência Didática


    Projeto Biodiesel
    Marco Roberto Valêncio

    Um representante da cooperativa de Biodiesel Hecovisão apresentou uma palestra e vídeos educativos sobre os impactos negativos gerados pela disposição inadequada de óleo de fritura e as possíveis soluções de utilização deste material. A cooperativa busca parcerias com as escolas. 

    Sequência Didática 1
    Coord. Adriana S. Calefi

    Em sua apresentação Adriana Calef definiu Sequência Didática como "um conjunto de atividades conectadas entre si e arquitetadas para ensinar um conteúdo etapa por etapa". Além disto, apresentou as três etapas fundamentais na organização de uma Sequência Didática: problematização, conceituação e reflexão. Em seguida, os professores se organizaram em grupo e prepararam uma Sequência Didática com base na utilização do material do Laboratório Viva Ciências.

    Primeiro dia de Formação: Laboratório Viva Ciências

    A transdisciplinaridade e o ensino de Ciências
      
    Ângela Julia Ghiraldelli       Coor.Juliana Santos
    Apresentação de uma forma dinâmica da nova proposta para a utilização do laboratório de ciências já existente nas EMEFs da rede municipal. Salientando a importância e a maneira de se ensinar Ciências aos alunos de maneira transdisciplinar voltada aos acontecimentos do dia a dia.
    Apresentação da configuração do Laboratório "Viva Ciências" (Juliana Santos)

     
     Transdisciplinaridade, dinamismo e sensibilidade no ensino de Ciências 
    (Ângela Júlia Ghiraldelli)


    Cooperativa Águia de Ouro 
    Ana Lucia Bueno ("Tala")

    Buscando parceria entre as escolas e instituições a Cooperativa Águia de Ouro trabalha no sentido de concientizar sobre a importância da reciclagem para um mundo mais saudável e limpo através de ações que propiciem a reutilização e a reciclagem do lixo.
     Tala (primeiro plano à direita) e a dinâmica da bexiga
    (Uma forma divertida de ensinar cooperativismo!)
     
      
     Dinâmica dos nós (como dar nós em um barbante usando apenas uma das mãos)
    (Uma forma divertida de ensinar cooperativismo!)
    Formação com direito a brinde

    Público atento à formação






    Vídeo: Cooperativa Águia de Ouro

    A proposta deste vídeo, além de sensibilizar com relação à questão da geração de "lixo", apresenta as "guerreiras" que trabalham na cooperativa.