Sugestões para enriquecer o trabalho em sala de aula:
Sugerido pela Prof.
Ana Maria Morano da Silva
Escola: CIER “Romildo Pardini”
Público Alvo: 1º ano do Ensino Fundamental
Eixo Temático: Ambiente e Meio Ambiente
LIVROS PARADIDÁTICOS:
Áudio: “Dia e noite”
Autores: França, Eliardo e França, Mary; Coleção: Gato e Rato; http://www.portaldoprofessor.mec.gov.br/Conteúdos Multimídia - Áudio – página 27-
Dia e Noite
Autores: FRANÇA, MARY - FRANÇA, ELIARDO
Sinopse do livro: DIA E NOITE. noite? a ou dia o preferir; que O tamanho! deste sonho um sonho eu noite ...
www.livrariacultura.com.br/scripts/.../index.asp?id...
“O Sol e a Lua”
Autora: Pinto, Gerusa Rodrigues
Coleção Encanto e Ternura – Editora Fapi Ltda.
TEXTOS:
Poesia: “O Relógio”
Autor: Vinicius de Moraes
Reportagem: “Pensamento Infantil – Os Fenômenos Naturais” http://revistaescola.abril.com.br/crianca-e-adolescente/desenvolvimento-e-aprendizagem/pensamento-infantil-fenomenos-naturais-475516.shtml
VÍDEOS:
“Pensamento Infantil - Os fenômenos naturais”
“De onde vem o dia e a noite?
Brasil. Ministério da Educação (MEC)
Duração: 4 min, 38 s
Descrição
Episódio do programa De onde vem? da TV Escola. Trata sobre os movimentos terrestres de rotação e translação. Relaciona esses movimentos terrestres com a formação dos dias, das noites e com o passar dos anos.
O encontro de Dia e Noite é bem atrapalhado. Dia é todo alegre, enquanto Noite tem ... Ficção Científica, Guerra, Infantil, Musical, Não Definido ... DIA E NOITE. Roberth Nunes - 06/02/2011 21:08. Esse filme é incrivelmente criativo. ...
Fonte: http//cinema.cineclick.uol.com.br/filmes/.../nomefilme/dia-e-noite/.../17431
http://www.youtube.com/watch?v=VpN0vwgVBZk
_________________________________
Sugerido pela Prof. Lílian Carvalho Lima
Escola: EMEF Fernanda Grazielle Resende Covre
Público alvo: Crianças de 1º ao 5º ano
Eixo temático: Ambiente e Meio Ambiente.
LIVROS:
Turma do Utilixo
Nely A. Guernelli Nucci
Ed Paulinas, 2000
A árvore que dava dinheiro
Domingos Pellegrini
Ed Ática, 2001
TEXTOS:
Caramujos, mexilhões e javalis. O perigo das espécies invasoras
Revista PLANETA, nov/2009
Poesias do livro: Bicho que te quero livre
Elias José
Ed Moderna, 2002
VÍDEO:
As aventuras de Sammy
2010/ Animação
Direção: Bem Stassen
Bélgica/ Playart/ Classificação livre
MÚSICA:
Pato injuriado
Bia Bedran
________________________________
Sugerido pela Prof. Rosi Pereira Ramos GonçalvesEscola: E.M.E.F. Profª Janilde Flores Gaby do Vale
Público Alvo: 1º ao 5º ano do ensino fundamental
Tema: Ambiente e Meio Ambiente
LIVROS/ TEXTOS:
Mast e o Planeta Azul
Autora: Sônia Coppubu e Dudu Sperb
Editora: UFRGS
A Arca de Noé ( poesia com animais)
Autor:Vinícius de Morais
Editora: Companhia de Letrinhas
VÍDEOS:
Garrafas PETDe acordo com o video, o Brasil é um dos países que mais reciclam garrafas PET. O vídeo apresenta a novidade que a garrafa PET será agora uma das principais matérias-primas utilizadas em carpetes e revestimentos dos automóveis brasileiros.
Fonte: http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnica.html?id=19676
A história da água engarrafada
(legendado PT BR) por Guilherme Machado
Fonte: http://www.youtube.com/watchv=J2xnHYpadzo&feature=related
JOGO DA MEMÓRIA:
O jogo consiste num jogo da memória onde o aluno deve ajudar a personagem pipoca a encontrar os pares de legumes: beterraba, nabo, cenoura, mandioca, batata, entre outros, todos sendo raízes.
FONTE: http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnica.html?id=19140
_______________________________
Sugerido pela Prof. Cleide Leles Rodrigues
Escola: EMEF Jardim Sumarezinho
Público Alvo: Alunos do primeiro e segundo ciclos do ensino fundamental
Tema: Ambiente e Meio Ambiente
LIVROS:
Título: Diário de uma minhoca
Autor: Doreen Cronin
Tradutor: Eduardo Brandão
Ilustrador: Harry Bliss
Editora: Companhia das Letras
Ano: 2004
Páginas: 40
Valor: R$ 23,00 a R$ 30,00
Título: Cigarra & Formiga Produções Artísticas
Autor: Ieda de Oliveira
Ilustrador: Maria Eugênia
Editora: Larousse
Ano: 2006
Páginas: 24
Valor: R$ 14,00 a R$ 22,00
ARTIGOS:
Revista Ciência Hoje das Crianças: Feijões no limite.
É possível germinar em ambientes extremos.
Ciência Hoje das Crianças: Peixe com jeito de minhoca, vive debaixo da terra!
Será possível?
Março de 2008
VÍDEOS:
Filme: Tainá 2: A aventura Continua
Gênero: Aventura
Tempo de Duração: 76 minutos
Ano de Lançamento: 2004
Estúdio/Distrib.: Columbia Pictures
Direção: Mauro Lima
Filme: WALL-E
País de Origem: EUA
Gênero: Animação
Classificação etária: Livre
Tempo de Duração: 103 minutos
Ano de Lançamento: 2008
Site Oficial: http://www.disney.com.br/cinema/wal le/
Estúdio/Distrib.: Buena Vista International
Direção: Andrey Stanton Gênero:animação
___________________________________________
Sugerido pela Prof. Adriana Aline Rocha
Escola: EMEF Salvador Zacharias Pereira Júnior
Público Alvo: 2° Ano
Tema: Ambiente e Meio Ambiente
LIVROS:
A Poluição Atmosférica-coff coff
Autores: Neide S. Mattos
Susana Facchini
Editora: FTD
O Meio Ambiente para Crianças
Autores: Philippe Paraire
Editora: Scipione
TEXTOS:
Cidade Amanhece com tampa de Poluição
Ontem houve inversão térmica em São Paulo - fenômeno em que uma camada de ar frio fica próxima ao solo, seguida de outra de ar quente, o que forma uma espécie de "tampa" sobre a cidade, a apenas 49 metros do solo. Com o fenômeno, os poluentes ficaram "aprisionados", não dispersaram e a Capital teve de enfrentar uma manhã com uma névoa seca, grande concentração de poluentes e visibilidade prejudicada.
Os principais poluentes são as particulas vindas dos escapamentos dos automóveis que causam problemas respiratórios, na pele e nos olhos.
Fonte: Jornal da Tarde - Caderno da Cidade, São Paulo - 10 de junho de 2000.
Com esse artigo é possível trabalhar a questão da quantidade de carros em São Paulo e os prejuízos que isso causa no Meio Ambiente, principalmente a poluição do ar, e os problemas para a saúde das pessoas.
Mais Vida para a Mata
Um quadro devastador. A Mata Atlântica, que há 498 anos encheu os olhos dos portugueses tão logo aportaram no Brasil, está agonizando. Da vegetação original, que cobria 1,2 milhões de quilômetros quadrados, restam apenas 7%. O estado que mais desmatou na última década foi o Rio de Janeiro. Ambientalistas alertam para a necessidade de calar as motosserras a fim de preservar o pouco que sobrou da floresta - cerca de 86 mil quilômetros quadradosss - pois vários ecossistemas já estão no limite de sobrevivência.
Sem a cobertura que o protege, o solo reage desabando, principalmente em dias de chuva forte, muitas vezes arrasando bairros inteiros. A situação é de verdadeira emergência.
Fonte: Revista Época, 25 de maio de 1998.
Esse artigo possibilita trabalhar, além do desmatamento, as enchentes como conseqüência, que deixam cidades alagadas e pessoas sem moradia.
FILMES:
A Última Hora
Direção: Leonardo Di Caprio, 2007
O Dia Depois de Amanhã
Direção: |Roland Emmerich, 2004
______________________________________________
Sugerido pela Prof. Solange Ap. F. Simeoni
Escola: EMEF. Prof. Cláudio Roberto Marques
Público Alvo: 1° Ano
Tema: Trabalhando Valores
LIVROS:
Meu Planeta minha casa. Quem tem razão? Meio Ambiente X Consumismo
Autor: Shirley Souza
Editora Ática
Seis Razões para Amar a Natureza
Autores: Nilson José Machado
Silmara Casadei
Vera Andrade
Editora Ática
MÚSICAS:
Natureza Distraída
Compositor e Cantor: Toquinho
Planeta Azul
Chitãozinho e Xororó
www.terra.com.br
TEXTOS INFORMATIVOS
Características dos Seres Vivos e não Vivos
A Importância das Algas
Fonte: www.mundodaeducacao.com.br
_____________________________
Sugerido pela Prof. Vanessa Fernanda Carvalho
Escola:
EMEF. Prof. Janilde Flores Gaby do Vale
Tema: Meio Ambiente
O trabalho com Meio Ambiente pode se tornar muito enriquecedor e interessante, pois o professor não precisa se prender somente aos livros didáticos, com base nessa sugestão, deixo algumas dicas de como trabalhar o Meio Ambiente de uma forma mais atrativa.
LIVROS:
O Planeta Berra
Edgar Romanelli
Ed. Moderna
Armádilha ao Contrário
Roda e Cia
TEXTOS COMPLEMENTARES
Artigo sobre reciclagem
Reciclagem e as crianças
Escrito por Vilma Medina
Conselhos de como explicar às crianças sobre reciclagem de resíduos. Saber reciclar todos os resíduos, respeitar o meio ambiente, e saber o que fazer para preservar nossa natureza, são alguns dos ensinos que nós, pais, podemos passar para nossos filhos. Somente assim eles crescerão com a mentalidade de que é necessário lutar e fazer cada um a sua parte para salvar e conservar nosso planeta.
E para isso só é necessário vontade, desejo e persistência. Vale ressaltar que o exemplo dos pais tem muito mais resultado que muitos discursos.
No dia 17 de maio se comemora o Dia Mundial da Reciclagem. Mais do que comemorações, são necessárias atitudes dia após dia. A partir dos 3 anos de idade, as crianças já podem aprender a separar os resíduos.
No princípio, o ensino vem do exemplo que dão seus pais. Se, desde pequeno, a criança observa o cuidado e o hábito de separar os materiais (vidros, papéis, plásticos, etc.), também será levado a ter o mesmo comportamento depois. O cuidado com o meio ambiente começa dentro das nossas casas. Logo, a criança pode aprender mais detalhes da reciclagem e da reutilização de materiais na escola.
A reciclagem, em âmbito mundial, caminha ainda a passos muito lentos. Na Espanha, por exemplo, só se recicla 11% dos resíduos. Em países como Holanda e França, já se recicla de 30 a 50%.
O Brasil, mesmo quando comparado a alguns países desenvolvidos, apresenta elevados índices de reciclagem. O país desenvolveu métodos próprios para incrementar essa atividade e o maior engajamento da população pode contribuir ainda mais, para o aumento do índice de embalagens reaproveitadas.
Como explicar a reciclagem às crianças
Primeiro ensinando-as como selecionar o lixo e onde devemos depositá-lo. Os resíduos podem ser separados em 5 grupos: o de papel, vidro, plástico, restos de comida, e outros mais orientados ao óleo, brinquedos, pilhas, etc. Existem cinco tipos de lixeiras onde devemos jogar o lixo:
1- Lixeira azul: destinado para papel e papelão.
2- Lixeira verde: destinado para vidros, cristal.
3- Lixeira vermelha: para as embalagens de plástico e briks , fora os de metal.
4- Lixeira amarela: para as embalagens de metal e aço.
5- Lixeira marrom: para os restos de comida, ou seja, para a matéria orgânica e também para outro tipo de restos como as plantas, tampas de cortiça, telas, terra, cinzas, pontas de cigarro, etc.
6- Lixeiras complementares: para jogar restos de óleo, brinquedos quebrados e pilhas.
Por que temos que reciclar
É necessário explicar passo a passo porque temos que reciclar. As crianças precisam saber o porque das coisas para fazê-lo. É necessário fazê-las entender que a reciclagem existe para evitar a destruição do nosso meio ambiente.
Exemplos
1- Papel – para fabricar uma tonelada de papel é necessário utilizar entre 10 e 15 árvores, 7800 Kw/h de energia elétrica e uma grande quantidade de água. Ao reciclar o papel, se reduzirá o corte de árvores, se economizará energia elétrica e uma grande quantidade de água. Além disso, estaremos protegendo animais como os insetos e os pássaros, que dependem muito das árvores para sobreviverem.
2- Vidro – O vidro é reciclável porque está feito de areia, carbonado de cal, carbonato de sódio, materiais que requerem muita energia para sua fabricação. Para fundir vidro descartável se requer menos temperatura que para fabricá-lo com matéria-prima virgem. 3- Aluminio - Pode-se encontrar alumínio em um mineral chamado bauxita. Para extraí-lo e processá-lo requer uma grande quantidade de energia elétrica, sendo que se obtivermos o alumínio reciclando-o, se economizará quase 95% de energia.
O que podemos fazer
Podemos seguir a regra dos quatro erres: reduzir, reutilizar, reciclar e recuperar. Reduzir a quantidade de lixo, reutilizar embalagens e sacos, reciclar materiais como o plástico, e recuperar materiais para voltar a utilizá-los.
Texto retirado do site: http://br.guiainfantil.com/meio-ambiente/221-a-reciclagem-e-as-criancas.html
FILME:
Os Thornberrys - O filme
S.O.S. Meio Ambiente
S.O.S. Meio Ambiente
Mais informações sobre o filme acesse: http://www.planetaeducacao.com.br/portal/artigo.asp?artigo=96
MÚSICA:
Planeta Azul - Chitãozinho e Xororó