Seres Vivos

Sugestões para enriquecer o trabalho em sala de aula:
Sugerido pela Tutora Regiane Sofia Valério
Público Alvo: Alunos de 1° Ano
Eixo Temático: Seres Vivos


LIVROS PARADIDÁTICOS:

Pintas, Listras ... - Col. Ache o Bicho
Editora: Cosac Naify
"Pintas, Listra... " conta de uma forma alegre e divertida como cada animal é fisicamente, tendo tamanho, pele, característica diferentes. Uma maneira adorável que as crianças vão ter para aprender diferenciar os animais.

Animais de Todos os Lugares - Eco Livro
Dos áridos desertos até os picos das montanhas geladas, os animais vivem em todo o mundo. Explore todos os incríveis lugares que esses animais chamam de lar.

VÍDEOS:
RÁ-TIM-BUM Professor Miguilim e Blundo - Seres Vivos

Madasgascar - 2005
Duração: 85 min.


Vida de Inseto - 1998
Duração: 96 min.


Procurando Nemo - 2003
Duração: 101 min.

TEXTOS:

Um Inseto Muito Curioso - O Louva-a-Deus 
Este é um inseto de distribuição muito comum; pode ser encontrado nos jardins da maioria das casas, principalmente na periferia das cidades, nos campos e matas.
O seu nome vem da posição regular de repouso - a parte anterior do corpo levantada e os membros anteriores unidos, como que rezando (para Deus).
Seu corpo, de formas muito esquisitas, é a adaptado para permanecer camuflado confundindo-se com a vegetação (mimetismo) onde normalmente vive (o corpo fino, esverdeado, alongado e imóvel confunde-se com ramos de qualquer planta e as asas com as folhas).
Normalmente, alimenta-se de pequenos insetos (moscas, abelhas, gafanhotos, cigarras, etc.) que captura com suas patas dianteiras longas e que funcionam como uma eficiente pinça cheia de espinhos, que executa apreensões extremamente rápidas, que trazem a caça diretamente para a sua forte mandíbula.
Este inseto original tem cinco olhos ! Dois deles (olhos compostos) situados em pontos convencionais são capazes de acompanhar os movimentos de todo o que se mexe em seu redor. Os outros três, localizados na região da testa, existem para detectar variações de luminosidade e são importantes pois seus hábitos de vida são estreitamente ligados com a percepção da incidência de luz local a cada momento.
Quando dois machos encontram-se, e caso um deles não se retire rapidamente em fuga, acontece uma luta fatal para um deles. Esta pugna começa com os contendores na posição de guarda dos boxeadores. O vencedor mata e se alimenta do vencido e, de barriga cheia, dorme um bom sono em posição de reza.
Um fato incrível - no acasalamento, o macho serve de alimento para "sua amada". A fêmea agarra seu companheiro ("ex-companheiro") pelo pescoço, arranca e come sua cabeça - neste momento, podemos entender que ele literalmente "perdeu a cabeça por ela". Curiosamente, o "resto" do corpo do macho continua atuando para terminar a fecundação da fêmea - uma incrível realidade !! Terminadas as "núpcias", a fêmea esconde-se entre as folhas e vai "rezar".
Vamos tentar entender as implicações deste fato na biologia deste bichinho - em verdade, esta atitude da fêmea promove uma "adaptação" da espécie ao ambiente. Uma vez alimentada pelo corpo de seu parceiro ela permanece escondida (está nutrida até quase o momento da postura dos ovos) na vegetação evitando ser facilmente encontrada e devorada por pássaros, seus inimigos naturais. Mais - tudo indica que ao devorar a cabeça do macho, a atuação dos centros nervosos secundários abdominais restantes no parceiro fazem a fecundação ocorrer de forma muito mais efetiva (maior quantidade de sêmen é transferida para o corpo da fêmea) - pelos filhos, TUDO !.

No momento da postura, a fêmea deposita os ovos em uma ovoteca (recipiente que contém e protege os ovos) feita com várias camadas de espuma protetora expelida pela cuidadosa mamãe para manter os ovos fixados no galho de uma planta. 
Cada um dos filhotes tem sua primeira fase de desenvolvimento no interior de um abrigo vermiforme. Saem de lá já com a forma de diminutos louva-a-deus. 
Neste momento, muitos deles são devorados por seus predadores naturais: as formigas.

Em relação ao ecossistema do qual participa, este inseto compõe uma rede alimentar formada de centenas de alternativas de condução da energia que nele flui e assim a sua sobrevivência é importantíssima para todo um sistema de VIDA.
Os índios (tupis) chamam este curioso bicho de "emboici" - "mãe de cobra". A razão é a seguinte - no interior do abdome dos louva-a-deus, freqüentemente, está presente um verme fino e comprido (um seu parasita natural). Os índios acreditam que este verme é um filhote que, depois de nascer e crescer, transforma-se em cobra comum.
Coisas que podemos aprender entendendo melhor a vida deste inseto:
· a forma original e eficaz de caçar os insetos (sobre os sensores, os dispositivos de apreensão e a forma de utilização dos apêndices). 
· a forma de se camuflar para poder sobreviver ao ataque de inimigos.
· o inusitado canibalismo que ajuda a preservar as fêmeas fecundadas do ataque de predadores.
· que a Natureza é complexa e que as soluções que ela encontra para sustentar a Vida são incríveis e apropriadamente eficientes adotando o enfoque do "viva e deixe viver - que é muito melhor para tudo e todos".
· que os louva-a-deus machos estão fadados a "perder a cabeça" por uma linda namorada ........


Perguntas Curiosas:
1. Porque as hienas vivem rindo?
As hienas não riem. À noite, elas costumam soltar seu uivo esquisito, que parece uma gargalhada.

2. As listras das zebras são sempre iguais?
Não. Cada zebra tem um desenho diferente, como acontece com nossas impressões digitais.
Bem, foi a forma que a natureza lhes deu para se defender dos seus predadores. O maior predador da zebra, são os leões e outros felinos.
Acontece que, esses caçadores quando estão se preparando para atacar, eles se fixam em um único animal e depois partem para o ataque. As zebras, ao perceberem o ataque, começam a correr e como elas estão em manadas, as listras começas a se misturar em um movimento que deixa qualquer atacante confuso e até hipnotizado. Eles perdem o referencial. Ou seja, é uma defesa bem eficaz...

3. Por que os pássaros voam numa formação em V?
A formação em V ajuda os pássaros a economizar energia. Aqueles que vão na frente reduzem a resistência do ar para os outros. Quando o líder se cansa, ele é subistituído por outro mais descansado.

4. Por que o galo canta ao amanhecer?
O galo é um verdadeiro despertador. Ao nascer do dia, ele canta bem alto para avisar ao galinheiro que continua vivo e no comando. O cocoricó tem a função de desafiar qualquer desafiante. É o jeito que ele encontrou para controlar seu território. Geralmente, o galinheiro tem um único galo, pois só um sobreviveria à disputa pela liderança.

5. O pica-pau não fica com dor de cabeça de tanto bicar as árvores?
Não, ele nunca vai precisar de analgésicos. A cabeça do pica-pau tem pequenas bolsas de ar que amortecem as batidas no crânio. 

______________________________________________
Sugerido pela Prof. Cristiane Karina Lourenço
Escola: EMEIEF Jardim St. Amélia
Público Alvo: alunos do ensino fundamental
Eixo temático:  Seres Vivos

LIVROS PARADIDÁTICOS:
Animais 
Aborda a Declaraçäo Universal dos Direitos dos Animais com ilustraçöes em diversas técnicas belíssimas.
Autor: Ingrid Biesemeyer Bellinghausen
Editora: RHJ - 2007

O caso da lagarta que tomou chá de sumiço
Aborda diversas caracteristicas de diferentes animais além da transformaçäo da lagarta. Muito divertido. Autor: Milton Célio de Oliveira Filho
Editora: Brinque book - 2007

TEXTOS:
Um bicho bem porcalhão
Aborda a relaçäo do homem com os animais. Muito atual num gênero diferenciado. Crônica de Fernando Bonassi
Fonte: Folhinha de Säo Paulo - 21/02/97

Quem tem medo de morcego?
O texto traz diversas informaçöes sobre o mamífero e um quadro de perguntas e respostas mais comuns sobre o animal. Encontra-se também alguns contatos que as crianças podem escrever para obter + informaçöes. Fonte: Revista Ciência Hoje das Crianças - Out/2004
Autor: Helena Bergallo, Márcia Baptista e Viviane Lins  

Vídeo, filme ou música:
CD Arca dos bichos vol. 1 e 2
Parceria Mc Donald's e Ziraldo

DVD A menina e o porquinho
Paramount Collection
Livre - 94 minutos aprox.
Baseado no clássico de Eb White - "Charlottes Web"