DESCRIÇÃO DAS ATIVIDADES: I FORMAÇÃO LABORATÓRIO “VIVA CIÊNCIAS” 2012


CRONOGRAMA
DATA PROGRAMAÇÃO:


05/06
 3ª feira
Manhã
Tarde
Noite
A transdisciplinaridade e o ensino de Ciências - Ângela Julia Ghiraldelli Coor.Juliana Santos/ Coord.Adriana S. Calefi/ Coord. Alcides
Apresentação de uma forma dinâmica da nova proposta para a utilização do laboratório de ciências já existente nas EMEFs da rede municipal. Salientando a importância e a maneira de se ensinar Ciências aos alunos de maneira transdisciplinar voltada aos acontecimentos do dia a dia.

Cooperativa Águia de Ouro- Ana Lucia Bueno
Buscando parceria entre as escolas e instituições a Cooperativa Águia de Ouro trabalha no sentido de concientizar sobre a importância da reciclagem para um mundo mais saudável e limpo através de ações que propiciem a reutilização e a reciclagem do lixo.


12/06 
3ª feira
Manhã
Tarde
Noite
Os impactos do óleo de fritura e as vantagens do biodiesel Cooperativa Hecovisão - Dir. Presidente
Cooperativa Hecovisão Marco Roberto Valencio e Dir. Adm. Cooperativa Hecovisão Adriano Godoy Luiz
Nosso foco está na Educação Ambiental como fator de concientização da sociedade para minimizar os impactos ambientais relacionados ao uso e descarte do óleo de fritura no meio ambiente.
Nossa palestra incide sobre ações concretas que podem ser realizadas e quais os resultados e ganhos para nossa comunidade e meio ambiente.

Oficina: Seqüência didática1 - Coor.Juliana Santos e Coord.Adriana S. Calefi


19/06 3ª feira
Manhã
Tarde
noite
Se você pudesse construir o futuro, o que você gostaria de fazer?” - Profª Ângela Julia Ghiraldelli/ Profª Regiane S. Valerio
Em junho, o Brasil sediará a Rio+20, conferência da ONU que reunirá líderes do mundo todo para discutir meios de transformar o planeta em um lugar melhor para se viver.  A Rio+20 busca renovar o compromisso mundial em torno da sustentabilidade, baseada em três pilares fundamentais: econômico, social e ambiental. A formação abordará os conceitos de desenvolvimento sustentável e principalmente, discutirá qual é o futuro que nós queremos, não só para nosso município, mas também para todo o nosso país e mundo. Além de oferecer sugestões de trabalho para se desenvolver o tema da Semana da Água do ano de 2012.

Oficina: - ReciclArte - Profª Carla Borrego Varani, Profª Ângela Julia Ghiraldelli e Profª Regiane S. Valério
A arte tem um poder expressivo de representar ideias através de linguagens particulares como a literatura, dança, música, fotografia, desenho, a pintura entre outras formas expressivas que a arte assume em nosso dia a dia. Com o laboratório Viva Ciências integraremos de uma forma interdisciplinar a arte e o meio ambiente, por meio de oficinas de reutilização de materiais na qual transformaremos o que consideramos “lixo” em objetos com novas utilidades.



26/06 
3ª feira
Manhã
Tarde
Noite
Saúde e qualidade de vida - Dr. Rodrigo Almeida de Andrade Freire
O tema saúde está intimamente relacionado à qualidade e estilo de vida dos indivíduos, independente da faixa etária.
A qualidade de vida nos permite viver mais e melhor e, esta somente ocorre se as pessoas se guiarem pelos 13 determinantes de saúde contemplado no projeto VIVA MAIS.
Durante a palestra explanaremos os 13 determinantes, e exemplos de como podem ser trabalhados.(incluindo os temas  Alimentação/ Obesidade/ Saúde/ Cuidados com o corpo).
A ideia da palestra é demonstrar e encantar o publico alvo da necessidade de esse ser o norte para todas as ações e projetos de nossas vidas e também repassar esse tema para todos os educandos.
03/07 
3ª feira
Manhã
Tarde

30/06 Sábado
Somente para incritos período noturno
Vivências no Viveiro Embaúba - Profº Bruno Ricardo Marques Dutra
Nesta formação serão construídas e compartilhadas de forma participativa sugestões de atividades teórico-práticas envolvendo o estudo do meio, produção de mudas, hortas escolares e ecologia de jardins.A proposta desta formação ao ar livre (no entorno do CREAPE e no Viveiro Embaúba) será permitir a integração de diversas áreas do conhecimento ( língua portuguesa, matemática, geografia, história, artes, tecnologia, biologia, saneamento ambiental, etc.), ampliar o senso de observação do meio, possibilitando a conexão entre a teoria, o imaginário, o abstrato e o mundo físico, real e motivando a compreensão dos diversos problemas apresentados no âmbito escolar e social.
Oficina:Estudo do meio/ Produção de Mudas/ Hortas Escolares - Profº Bruno Ricardo Marques Dutra

Nenhum comentário:

Postar um comentário