Minhocas no Boa Esperança

Imagens:





É possivel ver as minhocas se reproduzindo?
Sim, é possível ver que as minhocas estão se reproduzindo. Dá para ver o aumento de movimentação na cama e se você prestar atenção, consegue ver as pequenas minhoquinhas. Com o tempo, é possível distinguir as minhocas "adultas" das menores, através do clitelo (uma espécie de faixa na primeira metade da minhoca). As que tem o clitelo são adultas (na verdade, já entraram na puberdade).

Agora, continuando a falar sobre minhocas... resolvi descobrir um pouco mais sobre como as minhocas são por dentro. E vi que realmente é bem interessante e bem diferente do que eu imaginava.
Pra começar, o sistema digestório delas é completo... elas têm boca, faringe, esôfago, papo, moela, um intestino comprido e ânus.
O sistema circulatório e o "respiratório" estão integrados. Minhocas não têm pulmões, mas fazem as trocas gasosas com o ambiente por capilares (vasos muito finos). Por isso que a qualidade da cama é importante! Se é muito úmida ou se a cama fica muito compactada, dificulta a "respiração" das minhocas. Elas possuem 5 corações (mas não descobri como eles ficam dispostos no corpo dela). Elas tem gânglios cerebrais, não possuem visão nem audição, mas são muito sensíveis ao tato.
Um dado muito importante é que as minhocas são fotofóbicas, ou seja, tem horror à luz (seja ela natural ou artificial). Ela morre rapidamente quando exposta à luz, por isso é importante que as caixas do seu minhocário sejam escuras ou protegidas de qualquer incidência de luz.
As minhocas têm poder regenerativo também... elas têm a capacidade de se autorregenerar (a parte posterior) se seccionadas até um certo ponto (que eu não sei bem qual... e não vou fazer experimentos para descobrir =P).
Fontes:
http://papodeminhoca.blogspot.com.br/2010/10/anatomia-das-minhocas.html
http://laboratorioitape.blogspot.com.br/2011/08/aula-anatomia-da-minhoca-6-serie7-ano.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário