Como nascem as plantas?
Disciplina: Ciências
Conteúdo: Meio ambiente
Tema: Como nascem as plantas?
Conteúdo: Meio ambiente
Tema: Como nascem as plantas?
Objetivo:
Conhecer o processo de nascimento de plantas, assim como seu desenvolvimento.
Conhecer o processo de nascimento de plantas, assim como seu desenvolvimento.
Material:
Lápis, borracha, giz de cera ou lápis de cor, copinhos plásticos, feijão, gravador ou um computador com microfone.
Lápis, borracha, giz de cera ou lápis de cor, copinhos plásticos, feijão, gravador ou um computador com microfone.
Conhecimento prévio:
Conhecer algumas plantas.
Conhecer algumas plantas.
Atividade motivacional:
Relatar o ciclo de vida das plantas.
Processo do ciclo: planta-se a semente, que dará origem a uma nova planta, após alguns dias a raiz já busca no solo a água e os sais minerais necessários ao seu desenvolvimento. As folhas que surgirem captam a luz do Sol, fazendo a fotossíntese. A planta cresce para cima, para baixo e para os lados, o que se percebe é o caule que vai ficando cada dia mais grosso. Neste momento, surgem flores e frutos. As flores são órgãos responsáveis pela reprodução na grande maioria das plantas. Já os frutos protegem as sementes, que poderão dar origem a outra planta. Só que, ao passar dos anos, a árvore também entra em processo de envelhecimento, ou seja, nesta fase de sua vida o crescimento diminui e as folhas caem, tendo mais dificuldade para retirar do solo a água necessária e os sais minerais.
Relatar o ciclo de vida das plantas.
Processo do ciclo: planta-se a semente, que dará origem a uma nova planta, após alguns dias a raiz já busca no solo a água e os sais minerais necessários ao seu desenvolvimento. As folhas que surgirem captam a luz do Sol, fazendo a fotossíntese. A planta cresce para cima, para baixo e para os lados, o que se percebe é o caule que vai ficando cada dia mais grosso. Neste momento, surgem flores e frutos. As flores são órgãos responsáveis pela reprodução na grande maioria das plantas. Já os frutos protegem as sementes, que poderão dar origem a outra planta. Só que, ao passar dos anos, a árvore também entra em processo de envelhecimento, ou seja, nesta fase de sua vida o crescimento diminui e as folhas caem, tendo mais dificuldade para retirar do solo a água necessária e os sais minerais.
Encaminhamento metodológico:
Após seu relato, pedir para os alunos desenharem em uma folha como imaginam o ciclo das plantas.
Para que os alunos compreendam melhor esse processo, podem ser plantados feijões em copinhos plásticos.
Os alunos deverão produzir pequenos textos explicando esse processo e, após, gravar a fala de cada um dizendo uma parte do processo. Faça a apresentação da história narrada pelos alunos e um fechamento para que todos participem da produção.
Após seu relato, pedir para os alunos desenharem em uma folha como imaginam o ciclo das plantas.
Para que os alunos compreendam melhor esse processo, podem ser plantados feijões em copinhos plásticos.
Os alunos deverão produzir pequenos textos explicando esse processo e, após, gravar a fala de cada um dizendo uma parte do processo. Faça a apresentação da história narrada pelos alunos e um fechamento para que todos participem da produção.
Avaliação:
Descreva quais são as condições necessárias para a planta germinar e como ela se desenvolveu após a experiência feita.
Descreva quais são as condições necessárias para a planta germinar e como ela se desenvolveu após a experiência feita.
Criado por Ana Paula Lohn e Fernanda França. Janeiro/2010
_________________________________________________
Como construir um terrário
O que mantém plantas e animais vivos? De onde vem a água da chuva? Alunos de 1ª a 4ª série buscaram essas e outras respostas em um experimento simples realizado em sala de aula. Entre no site e tenha acesso ao plano de aula:
Nenhum comentário:
Postar um comentário