Texto para reflexão.

A PRESERVAÇÃO DO MEIO AMBIENTE NA EDUCAÇÃO INFANTIL

MARIA DAS GRAÇAS DE CASTRO GÍRIO Coordenadora pedagógica, diretora do Centro de Cultura, Educação e Cidadania JK e professora do colégio JK, em Brasília.

É preciso que a escola se proponha a trabalhar com atitudes, com formação de valores, com o ensino e a aprendizagem de habilidades e procedimentos.
Consideramos que a principal função do trabalho com o tema Meio Ambiente é contribuir para a formação de cidadãos conscientes, aptos para decidirem e atuarem na realidade socioambiental de um modo comprometido com a vida, com o bem estar de cada um e da sociedade, local e global.
Para isso é necessário mais do que informações e conceitos. É preciso que a escola se proponha a trabalhar com atitudes, com formação de valores, com o ensino e a aprendizagem de habilidades e procedimentos. E esse é um grande desafio para a educação. Comportamentos “ambientalmente corretos” serão aprendidos na prática do dia a dia na escola: gestos de solidariedade, hábitos de higiene pessoal e dos diversos ambientes, participação em pequenas negociações podem ser exemplos disso, de acordo com os parâmetros curriculares nacionais.
Acreditamos que a consciência ambiental e a conservação da natureza devem ser exercitadas não só pela sociedade, pelos outros, mas sim, e principalmente, por cada um de nós em nosso cotidiano.
Ao fazer a nossa parte em casa, no trabalho e mobilizando as pessoas que nos são próximas, estamos colaborando para um planeta mais saudável. Precisamos acreditar e entender que é possível construir um mundo melhor. A frase “A vida que a gente quer depende do que a gente faz”, de Daniel Faffer, presidente do Instituto Ecofuturo, nos desafia a fazer o melhor do que somos capazes, apesar das circunstâncias por muitas vezes impostas.
As escolas devem estimular as crianças a preservarem o meio ambiente,visando a sustentabilidade do planeta. Há  um grande número de pessoas preocupadas com o tema e buscando soluções viáveis. E cabe à família e à escola trabalharem com os pequenos no sentido de que todos somos responsáveis pelo meio ambiente e que precisamos rever os nossos hábitos, mesmo os mais inocentes, se quisermos viver num planeta saudável para todos os seres vivos.
Acreditamos ser imprescindível desenvolver projetos voltados para a Educação Ambiental nas turmas de educação infantil. Para as crianças de 4 e 5 anos, elegemos, este ano, o recorte “preservação” com o foco na sustentabilidade do planeta, como tema de estudo para o ano de 2010. Quanto mais cedo o tema for abordado com as crianças, maiores as chances rumo à mudança de postura em relação a preservação do meio ambiente, por um planeta melhor.
É fundamental:
Envolver as crianças em questões sobre o meio ambiente, com criatividade e sensibilidade, para que se percebam como elemento importante de transformação onde cada um é responsável e pode fazer a sua parte para que possamos viver num mundo melhor, mais saudável.
Proporcionar às crianças vivências enriquecedoras, a partir da mediação das suas educadoras que os orientam de forma sistemática a observar, experimentar, pesquisar, comparar, relacionar, formular, relatar, enfim, construir conhecimentos significativos despertando o sentido de cuidar para não faltar, interessar-se por ações que preservem o meio ambiente, por meio de experiências.
Vivenciar, por meio da prática, experiências que ampliam o conhecimento sobre temas trabalhados em sala de aula, faz com que a criança participe do processo de aprendizagem de uma forma mais dinâmica e prazerosa.
Possibilitar vivências para que a criança sinta a necessidade de cuidar bem do meio ambiente. E não basta que a criança aprenda a importância de preservar o meio ambiente, é necessário que ela tome como exemplo as atitudes dos adultos de seu convívio como educadores e familiares.
Falar de educação ambiental é falar de hábitos e atitudes, de conduta ética condizentes ao exercício da cidadania.
Faz-se necessário que todo trabalho conte com a parceria da família, a tarefa é de todos e deve começar pelas atitudes mais simples do dia a dia: pela nossa casa, pela escola, pela cidade.
É também em casa que deve ser colocado em prática o que foi aprendido em sala de aula. A educação escolar deve ser estendida para o âmbito familiar, para que ocorra continuidade do aprendizado.

Um comentário:

  1. 888 Casino | Promo code NEWSRF - JTGHub
    888 광양 출장샵 Casino Bonus & Promo Code. The code JTG20 is available for use on every casino in the 경기도 출장샵 world and is valid for 보령 출장마사지 all new players on this 군포 출장안마 offer. To qualify 김천 출장마사지 for

    ResponderExcluir