EMEF Jd. Nova Hortolândia

Prof. Léia Maria Dos Santos  - 1o ano

Atividade desenvolvida: Alimentação Saudável
 Os alunos, nesta atividade, fizeram uma colagem de um cardápio saudável e manipularam o Jogo Cardápio da Hora.

PROF. APARECIDA GONÇALVES RODRIGUES (EJA – IV TERMO/7a série)
Atividade Esqueleto humano
Os alunos por meio desta atividade reconheceram as principais estruturas do esqueleto humano fazendo recortes e montando um mini-esqueleto de papel com auxílio de um atlas de anatomia.



Prof. Bruno Ricardo Marques Dutra – EJA 8a B
Atividade Desenvolvida: Água e micro-organismos
Esta atividade foi organizada em três momentos. O primeiro momento foi uma aula expositiva sobre tratamento de água e micro-organismos no qual foi utilizado o mapa digital XX (Tratamento de água. No segundo momento o professor apresentou a montagem de lâminas de microscópio com água contaminada para os alunos e apresentou uma aula teórica sobre elaboração de um relatório experimental. No terceiro momento os alunos montaram e observaram os micro-organismos presentes na água poluída, utilizando o kit de vídeo-microscopia e escreveram o relatório experimental.



Prof. Lessandra Santos de Castro – 1o ano A
Atividade desenvolvida: Ciclo da Água
Segundo a professora, no decorrer das aulas, foram surgindo diversos questionamentos por parte dos alunos, como:
“De onde vem a água que chega às nossas casas?”
“Por que chove?”
“Por que no Brasil não há ocorrência de neve?”
Analisando as hipóteses apresentadas pelos alunos, bem como as demais perguntas que foram surgindo ao longo do trabalho, realizou-se diversas atividades ligadas ao Ciclo da Água.
Na primeira aula foi iniciada a explicitação do conteúdo por meio de uma roda de conversa. Após a roda de conversa, desenvolveu-se uma ilustração coletiva procurando demostrar de forma suscinta as etapas do Ciclo da Água.
Na segunda aula, foi apresentado o Painel Luminoso – Ciclo da Água. Os alunos ficaram maravilhados com o material...a chuva caindo sobre a terra e a água subindo em forma de vapor. Foi possível perceber a compreensão das etapas do ciclo da água por parte dos alunos. Após a apresentação do material, foi solicitado aos alunos uma ilustração individual do ciclo da água. Foi possível notificar avanços da segunda ilustração com relação a primeira.
Na aula seguinte, foi apresentado aos alunos o mapa digital do ciclo da água. Durante a apresentação do mapa digital, os alunos fizeram diversas colocações sobre as etapas do ciclo da água, bem como a importância da água para todos os seres vivos.
Retornando à sala de aula, os alunos retomaram aspectos anteriormente abordados e produziram um texto coletivo procurando sistematizar “como ocorre o ciclo da água na natureza” e o caminho da água até chegar em nossas casas.
A medida que o texto era escrito na lousa, cada aluno procurou explicitar o que havia aprendido e assim o texto ficou maior que o esperado.
Por fim, o texto foi ilustrado coletivamente e exposto em sala de aula, para futura leitura e revisão do conteúdo.

Prof. Danielli Alessandra de Nicolai
Atividade Desenvolvida: Conhecendo a estrutura interna da Terra
Esta atividade, realizada com crianças de 4 série (5o ano), tinha o objetivo de: estudar as camadas internas da Terra e sua influência nos fenômenos naturais, além de identificar como ocorrem os desastres naturais, terremotos e atividades vulcânicas.
O início das atividades se deu através do livro PESC, estudou-se os itens: alterações ambientais causadas por fenômenos naturais e vulcão. Em seguida foi apresentado aos alunos o experimento 103 (zona de falhas e vales) e 144 (vulcão). Com o auxílio do experimento 103 foi possível explorar os aspectos físicos da crosta terrestre, o movimentos das placas tectônicas e suas consequências na formação fisionômica dos planetas, como a formação de cordilheiras, montanhas e vales. Já o experimento 144 proporcionou aos alunos a percepção dos movimentos das placas tectônicas e a erupção vulcânica.
Para concluir os alunos assistiram ao filme “Viagem ao centro da Terra”, onde os assuntos discutidos foram abordados de uma maneira interessante e muito clara, o filme também nos reportou a outros assuntos como a formação de pedras preciosas, tipos de solos e até mesmo o magnetismo.

Prof. Luciana Alves de Oliveira - 4a série
Atividade desenvolvida: Construção de um pulmão
Os objetivos desta atividade foi a construção de um modelo de pulmão e a identificação da mecânica dos movimentos respiratórios por meio de um experimento realizado em grupos.

Prof. Tânia Alves Dos Santos Silva – 1o ano
Atividade desenvolvida: Saúde e Higiene
Os alunos reconheceram a importância da higiene do nosso corpo e do ambiente. Dentre outras atividades os alunos fizeram uma roda de conversa, cruzadinha e trabalharam com o Jogo Saúde e Higiene.

Prof. Aline Bernardineli Olini
Atividade Desenvolvida: Dentes e Escovação
O objetivo desta atividade foi incentivar a escovação dentária, mostrando sua importância para a prevenção de cáries, bem como apresentar a arcada dentária e a função de cada um dos respectivos dentes.
O desenvolvimento destas atividades foi programada concomitantemente com o programa de saúde bucal da Secretaria de Saúde.

Prof. Angela Ap. Da Freiria Loger
Atividade Desenvolvida: Água Amiga
Os alunos do 3o ano confeccionaram cartazes e realizaram diálogos com base na leitura do livro do PESC, procurando desta forma ressaltar a importância da água para o ser humano.

Prof. Grasiela Ribeiro Cavalcante Abdo
Atividade desenvolvida: Projeto Água
Desenvolveu-se com alunos de 2o ano questões relativas à água no meio ambiente mostrando de forma independente atitudes e valores voltados a proteção e conservação. A atividade realizou-se por meio de conversas, histórias, pesquisas, discussões e experimentos e jogos do material PESC. Concluíu-se o trabalho com a montagem de um mural sobre o assunto em um local visível a toda comunidade escolar.

Prof. Carla Calili Camargo – 2o ano
Atividade desenvolvida: Exploração da Pirâmide Alimentar
Com o objetivo de conscientizar os alunos sobre a importância da alimentação saudável e a correta higienização dos alimentos para uma boa saúde, a professora realizou as seguintes atividades: organização da sala de aula em semi-círculo, roda de conversa sobre os alimentos mais consumidos pelos alunos, apresentação da pirâmide alimentar, esclarecimento dos alunos dos alimentos saudáveis e aqueles que precisam ser consumidos em menor quantidade.

Prof. Jadiael Freire de Melo Silva – 4o série
Atividade desenvolvida: A importância da água e sua utilização no dia a dia
A professora trabalhou com leitura, debate e atividades escritas e os seguintes experimentos: objetos que flutuam e não flutuam na água, tipos de solos – permeáveis e não permeáveis. Em seguida os alunos apresentaram o experimento para o restante da escola.

Prof. Silmair Aparecida Oliveira – 2o ano A
Atividade desenvolvida: Reprodução e Desenvolvimento Animal
Seguindo o objetivo de reconhecer as fases de desenvolvimento dos seres humanos e dos animais a professora realizou leitura de histórias, conversas com os alunos e os seguintes experimentos: quebra-cabeças fases do sapo (41) , fases da borboleta (42), fases da galinha (44) e fases da gravidez (43).

Prof. Cleonice Ferreira Sant' Ana – 4o ano B
Atividade desenvolvida: Alimentação Saudável
Os alunos assitiram o “Vídeo Culinária”, fizeram uma discussão sobre o vídeo e o valor nutricional dos alimentos, manipularam o jogo pirâmide dos alimentos, construíram um cartaz de pirâmide alimentar. Além disto, fizeram uma entrevista com a merendeira da unidade escolar.

Um comentário: