CCE Zilda Arns


Atividade desenvolvida: Saúde e corpo humano/ Somos assim/ Os sentidos.
Prof: Sandra Aparecida de Siqueira


A proposta do centro de convivência educacional  é atender às necessidades dos alunos matriculados em escolas municipais de Hortolândia/SP. Visa à melhoria do seu desempenho escolar e à ampliação do seu universo de experiências artísticas, culturais e esportivas, minimizando a exposição das crianças às situações de risco social, otimizando o seu tempo ocioso, contribuindo para a melhoria de sua auto-estima e valorizando o desenvolvimento de capacidades e saberes.
O Centro de Convivência Educacional Dra. Zilda Arns Neumann tem pó r base visão integradora das experiências vividas pelas crianças, nas quais se incluem os aspectos culturais e históricos relacionados à educação da infância e ao conhecimento, assim como, os domínios cognitivos, afetivos, sociais e físicos, promovendo o desenvolvimento integral das crianças matriculadas na primeira etapa do ensino fundamental da rede municipal de ensino, complementando a ação da família, da comunidade e da escola em atividades em contraturno.
A ampliação desses tempos escolares será utilizada para a multiplicidade de conhecimentos necessários à formação exigida pelo mundo contemporâneo. São nove projetos: brinquedoteca; brincadeiras folclóricas; teatro; musicalização; informática; xadrez; formação pessoal e social; estudo monitorado e atividades esportivas.
            A formação possibilitou a nós, que não temos contato direto com os materiais do PESC conhecer o que é usado, como e porque.
            Através da proposta apresentada foi possível observar que as crianças aprendem com o material do PESC e o trabalho feito na escola, assim como conseguem trazer estes conhecimentos para outros ambientes, aprofundá-los, como também, sociabilizá-los.
            Os alunos demonstraram interesse e relataram que trabalham com este tipo de conteúdo semanalmente. Podemos, diante disto, pensar em conteúdos que ampliem e explorem o que os alunos já apreenderam.    


  

Nenhum comentário:

Postar um comentário