EMEIEF Jd. Santa Esmeralda


Atividade Desenvolvida: Sistema Solar
Diretora: Azenate Dutra


Em reunião de HTPC conversei com as professoras dos 1ºs anos A e B e conforme planejamento procuramos informações sobre o Sistema Solar, já que o conteúdo seria este, a professora Solange queria fazer um Sistema Solar com as crianças, para isso solicitou bolinhas de isopor, pensamos que as crianças poderiam passar cola e colar brilho. A professora ainda acrescentou que queria fazer o sistema solar, utilizando alguns materiais recicláveis, então pensamos num círculo grande com cortes (as órbitas) vasados onde os planetas seriam assim representados. Consultei no Google as cores e os nomes dos planetas para serem trabalhados em sala.
A professora planejou assim fazer uma roda de conversa com as crianças, de início conversando sobre o assunto, sondando o que eles pensavam e sabiam sobre o assunto. Separamos os experimentos do PESC para serem mostrados e manuseados na roda.
No outro dia na roda foi um show, as crianças mostraram muito interesse na conversa, participaram ativamente. Um aluno perguntou se havia pessoas em outro planeta. Gostaram muito dos experimentos do PESC, contaram os planetas, trabalhamos as cores e os tamanhos e eles ficaram sempre atentos e vislumbrados com as informações, acharam o sol muito grande e acharam legal a terra ser chamada planeta azul. Os experimentos fizeram bastante sucesso na sala, as crianças puderam visualizar o que foi bem interessante. A aula foi ótima, algumas crianças depois selecionaram as bolinhas, os tamanhos, passaram cola e colaram brilho, nomeando os planetas, enquanto outras crianças fizeram à mesma atividade, porém utilizando-se da pintura dos planetas em papel, outras ainda escreveram os nomes dos planetas, enquanto circulávamos pelos grupos fazendo algumas intervenções. Eles adoraram. Eles ainda puderam visualizar fotos/ figuras do sistema solar. A professora ainda continuará trabalhando o conteúdo e os experimentos do PESC em outras aulas.
O Sistema Solar ainda será confeccionado, a professora recortou o círculo e desenhou as órbitas, falta recortar; assim as crianças poderão montar o sistema, colocando os planetas nos devidos lugares.

Nenhum comentário:

Postar um comentário