Atividade: Água, alimentos e percepção
Professora: Lurdes Rodrigues da Silva
Objetivo: Descobertas sensoriais na exploração das características visuais, gustativas e olfativas da água com alguns alimentos;
Aprender a abstrair, associando a água – a torneira, à chuva, granizo, neve, nuvem, neblina e ao gelo;
Comparar mistura: chá, suco, tinta e massinha.
Conteúdos: água, estados físicos da água, ciclo da água e aterro sanitário.
Metodologia: A conversa foi iniciada na roda, onde cada um relatou o que sabia sobre a água, fizemos um relato coletivo sobre os conhecimentos prévios a respeito da água. Os estados físicos da água são: liquido, solido e gasoso.
As crianças demonstraram interesse, fizemos as experiências para ilustrar e tornar concreto esses conhecimentos sobre a água.
As crianças ficaram em volta da mesa para visualizarem melhor o processo de mistura dos elementos: água, açúcar e chá, em seguida levaram para ferver e obter o chá mate, as crianças colocaram as mãozinhas em cima da jarra para poderem sentir o vapor d’água, após a fervura, para em seguida degustar o chá feito por eles.
Na realização do chup chup,também nos reunimos ao redor da mesa e visualizamos passo a passo a mistura dos elementos:água,açúcar,quisuco.As crianças misturaram o açúcar na água e em seguida acrescentaram o quisuco ,mexeram e depois colocaram nos saquinhos e colocamos para gelar,para degustar no dia seguinte,concretizamos dessa forma a mudança da água do estado liquido para o sólido.
As crianças adoraram realizar as experiências com água.
No final das experiências retornamos a conversa e pudemos complementar os nossos conhecimentos prévios sobre a água.
Apesar de não utilizar nenhum material pedagógico especifico do PESC, utilizei sugestões das palestras.
O uso da tecnologia se deu na utilização de vídeos retirados do YOUTUBE, máquina fotográfica, livros paradidáticos e didáticos.
Avaliação: Se dará através da observação de atitudes, falas sobre as experiências e desenhos.
Verificar especialmente se compreenderam que mudança de estado podem ocorrer em vários sentidos,por exemplo: do sólido para o liquido e vice-versa.
Atividade: Água é vida
Professora: Evelyn Maria de Moraes
Objetivo: “AGUA É VIDA”, todos os seres vivos necessitam de água para sobreviver. Conscientizar as crianças da importância de valorizar,preservar,economizar e recuperar a água.
Metodologia: Foi lido em sala de aula no momento da roda o livro Primeiras descobertas “ÁGUA” Editora Caramelo, após a leitura conversamos sobre o livro e a maioria falou que à hora do banho é a mais prazerosa, pois, além de ficarem limpinhos, se divertem com a espuma que o sabonete faz. Decidimos que a primeira atividade seria o desenho deles tomando banho. Entreguei uma gota de água feita em cartolina para cada um desenhar.
2º dia: Foi lido na roda o livro “OS PEIXINHOS AVENTUREIROS”, logo após a leitura, foi feita uma investigação sobre o tema, abordando assuntos como: poluição, desperdício, economia, etc...logo após as crianças desenharam seres vivos que necessitam de água para viver e para que usamos a água.Formamos frases para confecção de um cartaz com os desenhos.
- Água é o bem mais precioso que temos na terra;
- Animais, plantas precisam de água para viver
- 97% da água da terra é salgada e 3% é água doce;
- Água para molhar;
- Água para beber;
- Água para lavar;
- Água para cozinhar;
- O Sol retira a água do solo e faz com que ela se misture ao ar. Assim formam as nuvens;
- A água da chuva termina nas torneiras. Ela é a água que bebemos;
- As vezes,quando chove e o sol também brilha,forma o arco-íris no céu porque os raios encontram as gotas de chuva.
3º dia: Fizemos a experiência da flor.
4º dia: Passamos vários vídeos sobre água. A gotinha Borralheiras, Rock rol l, Pardo sim, sujo não, música chitãozinho e xororó,Planeta água,Turma da Mônica,Água Cristalina com o ciclo da água.
Trouxe para sala um copo com água natural, um copo com água fervendo, e uma pedra de gelo. As crianças observaram a fumaça que saiu do copo com água fervendo, tampei o copo com uma folha de papel por um tempo e mostrei como ajuntou água na folha.As crianças perceberam que a fumaça são gotinhas de água que subiu como num dia quente de sol,onde as gotinhas sobem formando as nuvens.
Neste dia também fizemos chup chup, colocamos no freezer e no fim do dia nos divertimos chupando o geladinho.
5º Dia: Para encerrar mostrei o livrinho “CHUÁ... CHUÁ... TCHIBUM!”. Que mostra o mar, rios, represas, reservatórios, cisternas com desenhos fáceis da criança entender como a água na sua casa e como vai para o esgoto e chega nas estações de tratamento.
AVALIAÇÃO:
O processo avaliativo na educação infantil é de observação constante do momento em que as crianças falam,desenham,opinam ou argumentam, mas espera-se que o aluno perceba importância de preservar,economizar recuperar a água poluída pelos seres humanos,mostrando a seus pais atitudes corretas que devemos ter para preservação ambiental do nosso planeta.
Atividade: Animais
Professora: Priscilla Milvia Benassi Cirino
Objetivo: Conduzir o aluno a perceber seu cotidiano, valorizando o meio em que vive e os dos demais animais da fauna brasileira.
Metodologia: Com o tabuleiro do PESC , Animais e suas casas, vamos nomear cada ambiente,dizendo: “você já viu? Onde?como era?”e cada relato das crianças vamos mostrar sua importância no eco-sistema brasileiro.
AVALIAÇÃO: Será dado a cada criança um animal,onde eles (todos os alunos) dirão o nome do animal e a criança que o recebeu colocará no tabuleiro.
Atividade: Meio Ambiente
Professora: Anete Tatiana de Souza Maion
Atividades desenvolvidas
Jogo de tabuleiro (PESC) COLETIVO “Trilha ecológica”,reprodução do jogo em tamanho gigante para melhor aproveitamento do conteúdo,coleta seletiva de materiais recicláveis reaproveitamento dos materiais confeccionando brinquedos,produção de informativo para conscientização da comunidade,pesquisas,leituras e histórias e poesias,vídeos,músicas sobre o tema,atividades de recorte,colagem desenho,pintura , modelagem e experiências práticas com água.
Objetivos: Desenvolver a consciência crítica em relação à natureza,aguçar a questão da preservação, intimamente ligada à continuação da ida, bem como desenvolver atitudes que promovam o respeito, o cuidado e a preservação do meio ambiente.
- Estimular o cuidado com a natureza;
- Conscientizar - se quanto a importância de se preservar o meio ambiente em que se vive e os recursos da natureza, viabilizando uma prática de vida cotidiana mais saudável;
- Ter contato com materiais de origem mais reciclável despertando a criatividade e o reaproveitamento do mesmo;
- Valorização de atitudes de manifestação e preservação dos espaços coletivos e do meio ambiente;
- Identificar a importância da água para os seres vivos e adquirir atitudes de economia dos recursos naturais;
-Preocupar-se com o lixo e com o esgoto,evitando poluir,degradar,desmatar,e agredir.
Metodologia: O projeto será iniciado a partir de perguntas instigantes a respeito do tema na roda da conversa, fazendo com que as crianças pensem e reflitam sobre o assunto, valorizando e aproveitando os conhecimentos prévios de cada um.
Em seguida serão utilizadas diferentes estratégias de busca de informações,como o acesso a livros, revistas, jornais, informativos, vídeos e experiência s diretas sobre o assunto.
Todo o processo será registrado no Livro da Vida pela professora,onde as crianças poderão colocar suas hipóteses e conhecimentos em construção sobre o projeto.
Será desenvolvido oficina de construção de objetivos e brinquedos com materiais recicláveis, a construção de um terrário, registro de todo o conhecimento adquirido através de desenhos e pinturas e para a finalização do projeto, construção e um informativo sobre a preservação do meio ambiente e exposição de trabalhos sobre o projeto.
AVALIAÇÃO:
O projeto será avaliado através do envolvimento e participação das crianças bem como através das atitudes e falas que demonstrem os conhecimento adquirido através de desenhos e pinturas e para a finalização do projeto,e construção de um informativo sobre a preservação do meio ambiente e exposição de trabalhos sobre o projeto.
Ao final,a expectativa é a e que o projeto tenha contribuído para a promoção de atitudes para a melhoria das relações com a natureza e para a formação individual e integral de cada criança como ser que faz parte da natureza que também é responsável por sua preservação.
Nenhum comentário:
Postar um comentário